sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

QUEM TRABALHA DEUS AJUDA

MAIS UM... Existe um antigo Chavão que diz ‘‘ QUEM TRABALHA DEUS AJUDA “, Isso se torna a mais pura realidade quando se trata do companheiro de LUTA  HUDSON, depois que assumiu a presidência do Sindicato dos Comerciários de Sobral, tem se destacado: Dinamismo, competência, solidariedade, humanidade e dialogo franco. São essas qualidades que o fazem merecedor do reconhecimento dos trabalhadores (as) no comercio como também da mídia local e Estadual.





Parabéns companheiro, e, a  LUTA CONTINUA. 

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

ATENÇÃO COMERCIÁRIOS DA SERRA DA IBIAPABA



Comunica que a partir do dia 01 de MARÇO de 2016, o atendimento na sub-sede de Tianguá será realizado às terças e quartas-feiras, e não mais às quintas e sextas-feiras.
 




Hudson Helio Soares
(Coordenador Geral do SECS Sobral)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

NOVO ENDERENÇO DE E-MAIL


NOVO ENDERENÇO DE E-MAIL  – secssobral@hotmail.com

II Encontro de Mulheres Trabalhadoras do Comércio e Serviços - FETRACE.



Dia 15 de janeiro último, o Sindicato dos Comerciários de Sobral e da Mesorregião Noroeste do Ceara. Esteve representado no II Encontro de Mulheres Trabalhadoras do Comércio e Serviços, promovido pela FETRACE.  


Rosiane Lopes, Lucelita Sousa Alcântara , Jorgiana Ferreira e Joana Valeria, foram as mulheres que brilhantemente representearam nossa entidade, mais de 60 mulheres de todo o Estado do Ceará, participaram do encontro que foi um verdadeiro sucesso.  


terça-feira, 12 de janeiro de 2016

FETRACE - Realiza II Encontro de Mulheres Trabalhadoras do Comércio e Serviços

No dia 15 de janeiro de 2016, a partir das 7h da manhã, a Secretaria de Mulheres da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (FETRACE), vai realizar, no auditório da entidade, o II Encontro de Mulheres Trabalhadoras do Comércio e Serviços do Estado do Ceará.
O evento pretende consolidar e fortalecer o processo de organização das mulheres trabalhadoras.
Na ocasião, haverá palestras proferidas por referências da luta feminista, como a deputada Federal Luizianne Lins e a blogueira Lola Aronovich. (Confira programação abaixo).
Segundo a secretária de mulheres da Fetrace, Ana Claudia Silva, a atividade também pretende capacitar e nivelar o conhecimento das dirigentes sindicais em torno dos princípios e conceitos que fundamentam a luta feminista através de uma visão classista.
A direção da Fetrace convoca os sindicatos filiados para indicar as diretoras que vão comparecer a atividade e se comprometer a replicar as experiências e conhecimentos vivenciados as demais dirigentes sindicais e trabalhadoras da base.
A hospedagem e alimentação dos participantes será fornecida pela Federação, e em contrapartida, as entidades devem se comprometer com o transporte das participantes.
O encontro também visa a consolidação e o fortalecimento do Coletivo de Mulheres da Fetrace, e deve estruturar um plano de trabalho além de definir suas novas integrantes.

PROGRAMAÇÃO
Dia 15/01/2015 (Sexta-Feira)
7 às 7:30 horas – Café da manhã
8 horas – Dinâmica – Apresentação dos (as) Participantes e Acordo de Convivência
8:20 horas – Mesa de Abertura Política
Composição: FETRACE, CUT, CONTRACS, Coordenadoria de Mulheres do Governo do Ceará, CSD, Marcha Mundial de Mulheres (MMM), Secretária de Mulheres do PT e Enegrecer.
Coordenação: Ana Claudia (Secretária de Mulheres da Fetrace)
9 horas – Painel I – Debate sobre Conjuntura – “ As Mulheres entoam seus cantos e ocupam as ruas: Os desafios e os cenários políticos para ampliarmos nossas conquistas”
Debatedoras: Nilze Costa e Luizianne Lins
Coordenação:
10:30 horas – Painel II – Debate sobre a violência – “A Violência nossa da cada de dia: patriarcado, machismo e a mídia grande instrumentos de desvalorização das mulheres”
Debatedoras: Professora Lola e Antônia Araújo
12 horas – Almoço
13:30 horas – Dinâmica de retomada das atividades
13:50 horas – Painel II – Debate sobre a participação da mulher no mercado de trabalho: nossa luta cotidiana por dignidade, respeito e igualdade de oportunidades
Debatedoras: Ozaneide de Paula – Secretária de Mulheres da CUT Ceará
– Secretária de Mulheres da CONTRACS
Coordenadora:
15:30 horas: Discussão e construção coletiva do Plano de ação do Coletivo de Mulheres e da Secretaria de Mulheres da Fetrace – 2016 a 2019 – Trabalho em grupos
16 horas: Café com cochichos
16:20 horas: Retomada dos trabalhos em grupos
17:00 horas: apresentação dos grupos
17:30 horas: Escolha da composição do novo coletivo de mulheres da FETRACE
18:00 horas – Saudações de Encerramento as Participantes


PREFEITO VEVEU ARRUDA EMPOSSA NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES



Em solenidade realizada na quinta-feira (7), no auditório da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa), o prefeito Veveu Arruda; acompanhado pelo vice-prefeito Carlos Hilton, o deputado estadual, Ivo Gomes, e membros do secretariado, empossou os novos membros do Conselho Tutelar de Sobral, para o mandato 2016-2019.

Durante a posse dos cinco novos conselheiros, Veveu comemorou os excelentes resultados obtidos pelo Município nas áreas de saúde, educação e no combate à extrema pobreza. “Nós construímos a menor taxa de mortalidade infantil da história de Sobral, alcançando o índice de apenas 9%. Nós reduzimos também o número de famílias, que se encontravam em situação de extrema pobreza de 8 mil, quando nós assumimos a gestão, para 790. Sobral hoje já atende a 47% das crianças em creches, enquanto o Brasil atende a 25% da demanda de crianças de 0 a 3 anos, e tudo isso é fruto de um trabalho conjunto e constante, inclusive, por meio do importante papel dos conselheiros, que atuam para se fazer cumprir os direitos das crianças e adolescentes” destacou. 

Os cuidados com os jovens foram destaque na fala do deputado estadual Ivo Gomes. “Não há, nenhum outro município, pelo menos no nosso Estado, com um nível e uma rede de proteção da criança e adolescente como a de Sobral, e isto precisa ser mantido através da grande conquista que foi a criação do Conselho Tutelar no Brasil”, destacou.



A solenidade contou ainda com a presença dos vereadores Christiane Coelho, Emídio Silva e Itamar Ribeiro, e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Valéria Araújo.

Confira os nomes dos novos conselheiros tutelares de Sobral
Maria do Livramento Neta da Silva
Wagner Ribeiro de Albuquerque
Romário de Araújo Sousa
Sândalo Augusto Farias Linhares
Maria Jakeline B. de Sousa