segunda-feira, 6 de abril de 2020

Prefeito Ivo Gomes prorroga quarentena em Sobral até dia 20 de abril

Na noite deste domingo (05/04), o prefeito Ivo Gomes anunciou a prorrogação, até o dia 20 de abril, do decreto que institui as medidas de enfrentamento ao coronavírus, causador da Covid-19, em Sobral.

O Decreto nº 2.397, de 5 de março de 2020, reforça a inclusão das suspensões previstas nos artigos 5° e 6° do Decreto n° 2.386, de 29 de março de 2020. O artigo 5° trata do funcionamento de colégios, universidades, cursinhos e salas de estudo; já o artigo 6°, sobre o funcionamento de bares, equipamentos culturais, academias, shopping, construção civil, indústrias, consultórios odontológicos, motéis, entre outros estabelecimentos similares, assim como outros locais de uso coletivo propensos à aglomeração de pessoas.

Além de prorrogar a execução de todas as medidas já adotadas pela gestão municipal até o momento, o documento estabelece ainda a suspensão, até 13 de abril, do serviço de mototáxi. A medida ocorre em carácter especial e por se fazer necessário intensificar as medidas de restrição. O veículo pode ser utilizado para uso próprio, desde que não haja a condução de passageiros.


Decreto n° 2.397 AQUI

sexta-feira, 3 de abril de 2020

NOVO COMUNICADO


O prefeito Ivo Gomes prorrogou



O prefeito Ivo Gomes prorrogou, até 6 de abril, o decreto que estabelece o estado de emergência em Sobral e as medidas para enfrentamento ao coronavírus.
Segundo o Decreto N° 2.386, publicado dia 29 de março, postos de combustível podem funcionar das 7h às 19h, inclusive suas lojas de conveniência, ficando proibido o consumo no interior de suas dependências. Táxis com pontos fixos em hospitais ou supermercados, por exemplo, devem utilizar os vidros baixos e ter à disposição álcool em gel 70%. Cabe ao motorista a higiene de suas mãos e das dependências do veículo. Também podem funcionar as oficinas e concessionárias exclusivamente para serviços de manutenção e conserto de veículos.
As aulas de todas as escolas públicas e privadas no município, desde a creche até o Ensino Superior, permanecem suspensas até 15 de abril. Os alunos cujos pais considerarem que correm risco de desnutrição por não terem acesso à merenda escolar continuarão recebendo os kits de alimentação, conforme calendário estabelecido por cada unidade.
Ainda continuam suspensas as atividades em academias, salas de cinema, museus, equipamentos culturais, Planetário, teatro, estádios, igrejas e equipamentos religiosos, Biblioteca Municipal, Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia, Centro de Especialidades Odontológicas e estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes (podem comercializar por delivery). As atividades esportivas oficiais poderão ser realizadas sem a participação de público.
A Prefeitura de Sobral permanece sem atendimento ao público, não sendo afetado o funcionamento dos serviços essenciais, como abastecimento de água, atendimentos de urgência (SAMU e UPA), bem como demais unidades de assistência à saúde, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito. O expediente será interno nos órgãos da Prefeitura.
As pessoas que desembarcarem no município de Sobral provenientes de áreas com incidência comprovada da Covid-19 devem manter-se em isolamento domiciliar por sete dias, mesmo que não apresentem sintomas.