sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CONSENTIMENTO NÃO REDUZ PUNIÇÃO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL


A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (28) o Projeto de Lei (PL) 8043/14, que deixa claro, no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), que a punição para o crime de estupro de vulnerável independe do consentimento da vítima ou da ocorrência de relações sexuais anteriores. O objetivo é impedir a absolvição ou o abrandamento da pena do acusado nesses casos.
A legislação considera como vulnerável os menores de 14 anos de idade; as pessoas com deficiência mental e sem discernimento para o ato sexual; pessoas com problemas físicos graves que não podem oferecer resistência, como paraplégicos; e pessoas em estado de torpor físico e mental causado por drogas ou bebidas alcoólicas.


terça-feira, 27 de outubro de 2015

AS IMAGENS FALAM

Parabéns aos diretores na pessoa de HUDSON HELIO presidente do SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS, pela organização da FESTA dedicada ao dia dos COMERCIÁRIOS. Queremos  agradecer a nossa  impressa pela colaboração e desvendamento do nosso evento.





quinta-feira, 22 de outubro de 2015

OUTUBRO ROSA X NUVAN


GOVERNO VAI PROPOR CRIAÇÃO DE "IDADE MÍNIMA" PARA APOSENTADORIA



O governo indicou que vai propor a idade mínima para aposentadoria em 60 anos e 65 anos, respectivamente, para mulheres e homens, segundo apurou o jornal O Estado de S. Paulo com fontes que participam dos estudos da reforma da Previdência. O Brasil é um dos poucos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que não estipula uma idade mínima.

domingo, 18 de outubro de 2015

GOVERNADOR RECEBE O PADRE REGINALDO MANZOTTI NO PALÁCIO ABOLIÇÃO

O governador Camilo Santana recebeu na manhã desta sexta-feira (17), no Palácio da Abolição, o padre e cantor Reginaldo Manzotti, que está em Fortaleza para o 'Evangelizar é Preciso', na Praia de Iracema. Na ocasião, o governador assinou a Lei 099/2015, de autoria do deputado Walter Cavalcante, que coloca o evento religioso no calendário oficial de eventos do estado do Ceará



"Para nós é uma honra receber o padre Reginaldo aqui no Palácio da Abolição e assinar a lei que institui o Evangelizar é Preciso no calendário oficial de eventos do estado. Parabenizo o padre pelo trabalho e reitero que o caminho para termos uma sociedade mais justa é o da fraternidade, do amor ao próximo", citou o governador Camilo Santana, que estava acompanhado da primeira-dama Onélia Leite.

Além do Evangelizar é Preciso, que será realizado amanhã, o padre Reginaldo Manzotti fará o show de lançamento do CD Entre Amigos, domingo, no estádio presidente Vargas. "Quero agradecer muito a hospitalidade de todo povo cearense, que tem no sangue a religiosidade. Faremos um evento de muita alegria, muita paz", disse o padre.


sexta-feira, 16 de outubro de 2015

SUCESSO DA EDUCAÇÃO SOBRALENSE CHAMA A ATENÇÃO DA MÍDIA BRASILEIRA


O prefeito de Sobral, Veveu Arruda, esteve em São Paulo neste feriadão de Nossa Senhora Aparecida e das Crianças em ritmo de descanso, mas aproveitando também para conceder entrevista a TV Afiada, comandada pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, e que compõe o site conversaafiada.com.br.
Veveu Arruda foi falar sobre os êxitos da rede pública de educação do Município de Sobral, considerada recentemente a melhor do Brasil, mas falar também sobre os bons índices socioeconômicos que colocam a Princesa do Norte, entre as melhores cidades brasileiras para investir e morar.


Via: Sobral em Revista

QUE NOTICIA BOA ... Cientistas podem ter descoberto acidentalmente a cura para o câncer


Médicos se deram conta de que a proteína usada na vacina contra malária em grávidas também poderia ser uma aliada no combate as células cancerígenas
Enquanto testavam os efeitos de uma vacina contra a malária em mulheres grávidas, que é transmitida através da picada de uma fêmea do mosquito Anopheles, pesquisadores da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, foram surpreendidos com uma descoberta que abre caminhos para a possível cura do câncer através do uso da proteína da doença da Malária.
A descoberta aconteceu por acidente, pois o foco dos testes era avaliar a eficácia da vacina contra a doença da malária em grávidas, que pode prejudicar a formação do feto e causar a morte. Porém inspirados em um estudo anterior, que já apontava semelhanças no processo de crescimento da placenta e do tumor cancerígeno, os médicos se deram conta de que a proteína usada na vacina contra malária em grávidas também poderia ser uma aliada no combate às células cancerígenas. Após testes em camundongos, foi comprovado que a proteína conseguiu aniquilar o câncer.
“A placenta cresce a partir de poucas células em um órgão que pesa cerca de 1 quilo, e provê ao embrião oxigênio e alimentação em um ambiente relativamente estranho. De certa forma, tumores fazem o mesmo, eles crescem agressivamente em um ambiente estranho“, afirmou Ali Salandi, da Universidade de Copenhagen.
O estudo foi publicado na Cancer Cell e a novidade traz nova esperança para novos tratamentos contra o câncer. Os cientistas dinamarqueses afirmam que pretendem realizar testes em humanos em até quatro anos.
Apesar de ser uma descoberta animadora, cientistas ressaltam que ainda é preciso muito estudo e muitos testes em humanos para comprovar a eficácia desse tipo de tratamento. Os médicos alertam que há chances de o organismo humano não conseguir processar a quantidade de proteína de malária necessária para curar um câncer.



quarta-feira, 14 de outubro de 2015

VOTOS DE PESAR




E com imensa dor e profundo pesar que recebemos a notícia da morte do amigo e companheiro grande líder sindical, JOSÉ HERIMATÉIA BANDEIRA (MANINHO), 49 anos, proprietário da PC Informática de Iguatu.

Grande referência no meio sindical Maninho deixa um vazio insubstituível. Nossa homenagem e, nossos votos de pesar a sua família, em nome da diretoria e de todos os que fazem O SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE SOBRAL.



CUT inova no seu 12º Congresso Nacional

Aplicativo, creche e igualdade de acesso são algumas das inovações deste Congresso
Com o tema "Educação, Trabalho e Democracia", a abertura do CONCUT terá a presença dos ex-presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do Uruguai, Pepe Mujica e da Presidenta Dilma Rousseff.
Neste Congresso a CUT elegerá a direção executiva com a paridade de gênero, demanda do 11º CONCUT que aconteceu em 2012.  22 homens e 22 mulheres apontarão a linha política pelos próximos quatro anos.
No 12º CONCUT mais de 3.200 pessoas participam,  entre elas 2.500 delegados/as, 300 observadores/as, 200 convidados/as  internacionais e mais de 200 funcionárias e funcionários da CUT.
Márcia Hosana, delegada do Espírito Santo, participa pela primeira vez como delegada e ficou surpresa com o reconhecimento nacional e internacional da CUT. "Dá para gente perceber a importância da CUT dentro e fora do país.  Aqui a gente pode fazer um intercâmbio com todos os estados do país e com sindicalistas internacionais".
aplicativo da CUT é lançado durante o 12 Congresso
Uma das inovações desse Congresso foi a utilização do aplicativo da CUT para informações sobre o Congresso, disponível para smartphone e tablet. As delegadas e delegados terão em suas "mãos informações com mapa do evento, programação, hospedagens, passagens aéreas, entre outras.
O aplicativo vai permitir também que qualquer pessoa baixe os materiais que serão distribuídos em formato impresso aos participantes durante o Congresso, além de documentos referentes ao CONCUT.
Carlos Alberto Dias, delegado do Maranhão, usou o aplicativo e elogiou. "Eu usei o aplicativo para ver os horários das minhas passagens e para ler todas as informações do Congresso e foi muito eficiente".

Restaurante para mais de 3 mil pessoas
Para alimentar mais de 3 mil pessoas durante uma semana de evento, a organização do CONCUT montou um restaurante para almoço e jantar refeições em um restaurante construído especialmente para o Congresso.
Rosilene Bezerra, delegada de Alagoas, disse que o reconhecimento aos trabalhadores da cozinha é super importante. "O espaço é ótimo, a comida muito boa e os trabalhadores que estão servindo as refeições merecem respeito e gratidão dos participantes do CONCUT".




Creche
Para o maior conforto às delegadas e delegados, a CUT disponibiliza um espaço para crianças, com monitoras e monitores, berçário, vídeo game, pula-pula, pinturas de rosto, entre outras atividades.
A creche, que funciona das 9h às 19h, teve mais de 25 crianças inscritas.
Transmissão ao vivo pela internet
A abertura política do CONCUT que acontece nesta terça (13) terá transmissão ao vivo pela internet no site da CUT.
Na parte da manhã, no Seminário Internacional, mais de 1100 pessoas acompanharam ao vivo a programação.
cut.org.br
No site, os jornalistas da CUT estão atualizando o minuto a minuto. Se preferir, você pode acompanhar as notícias em tempo real. É só acessar!
Igualdade de acesso
Umas das novidades deste 12º CONCUT é o lançamento da cartilha "Direito é Bom: Nós Gostamos e Lutamos por Ele". O modelo traz conteúdo atualizada, além de produção comum, em braille e ampliada que ajuda pessoas com deficiência visual beneficiar-se da escrita e da leitura, dando-lhes acesso ao conhecimento, favorecendo sua inclusão na sociedade e o pleno exercício da cidadania.
Os telespectadores com deficiência auditiva podem acompanhar todos os debates por meio da tradução para libras, outra inovação do CONCUT.
Exposições


Quem passa pelo espaço no Pavilhão de Exposições do Anhembi, também se depara com um estande sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que foi sancionada em junho deste ano pela presidenta Dilma Rousseff.
Márcio Raniere, 36, que participa do Congresso, elogiou a organização do evento. " A acessibilidade para nós cadeirantes está muito boa. Está 100%, afirma.
Cerca de 30 estandes com publicações de revistas de esquerda e produtos variados como vendas de camisetas, livros e artesanatos são apreciados pelos delegados e delegadas no Congresso.





terça-feira, 13 de outubro de 2015

PREFEITO VEVEU ARRUDA SE REÚNE COM TAXISTAS PARA DISCUTIR MELHORIAS PARA CATEGORIA

Na noite da última quarta-feira (7), mais de 100 taxistas estiveram presentes no auditório Vênus do Centro de Convenções de Sobral, para discutir a implementação de melhorias para  a categoria. A reunião, liderada pelo prefeito de Sobral, Veveu Arruda, contou com a presença do vice-prefeito, Carlos Hilton Soares; do secretário de Conservação e Serviços Públicos, Jorge Trindade; do secretário de Cidadania e Segurança, Sidney Morais; e do procurador geral do Município, Lourenço Arcanjo. 

Durante o encontro, o Prefeito de Sobral destacou a necessidade de dar voz a classe e garantir mudanças que beneficiem usuários, bem como os próprios prestadores do serviço. Para tanto, foi aberto um debate sobre as medidas que representariam melhorias. Entre os assuntos tratados, a flexibilidade de horário do taxista reserva, a implementação de novos pontos de táxi e a criação de um edital de cadastro para concorrer à vaga de condutor profissional.

De acordo com Veveu Arruda, o horário de trabalho do taxista reserva pode ser alterado a partir de um consenso com o permissionário.“Acho importante que o taxista reserva possa atuar em horários mais flexíveis, e não só pela madrugada. No entanto, é importante frisar que o permissionário também tem a obrigação de atuar como taxista, porque vaga de taxista é para taxista”, explicou.

Já com relação aos novos pontos de táxi e o lançamento do edital, o Prefeito destacou  a importância da realização da licitação. “É a forma mais justa do cidadão adquirir o serviço. Lógico que os taxistas que estão na praça há um certo período terão mais oportunidades de concorrer a vaga, e isso estará claro no edital. Porém, não podemos deixar de fazer valer a lei”, reforçou. 


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

EDUCAÇÃO DE SOBRAL A 1ª DA LISTA NA EDUCAÇÃO DO BRASIL


Destacamos o incansável professor Júlio César Alexandre, timoneiro desse projeto, e a todos os seus colaboradores: diretores, coordenadores, professores, secretários escolares, merendeiras, zeladores, porteiros, e especialmente aos pais e as crianças que entendem que o futuro melhor para suas famílias passa por essa educação.
Nessa vitória, os méritos são compartilhado com os prefeitos Cid Gomes, Leônidas Cristino e Veveu Arruda, que priorizaram a Educação em suas administrações, e que agora veem chegar os frutos de todos os investimentos.



NOVO SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO DE LIXO EM SOBRAL É DESTAQUE NA TV DIÁRIO

A parceria entre a Prefeitura de Sobral, Governo do Estado e Votorantim Cimentos para a implantação do novo sistema de reaproveitamento de lixo do Município foi tema de matéria da TV Diário, gravada nesta terça-feira (6), no Aterro Sanitário de Sobral. Durante a entrevista, o secretário de Conservação e Serviços Públicos de Sobral Jorge Trindade, falou sobre a ideia do projeto. “A proposta é reaproveitar grande parte dos resíduos produzidos em Sobral e em mais 14 municípios da Região Norte, que compõem o consórcio, em um sistema alternativo de produção limpa de combustível a partir do lixo, gerando calor nos fornos da indústria cimenteira”, explicou.

Ainda segundo o Secretário, “este é um processo totalmente limpo, sem nenhuma emissão de material particulado, nem emissão de nenhum gás tóxico”.  Além de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a necessidade de preservação do meio ambiente, a iniciativa é uma grande vantagem para os municípios porque os rejeitos destinados ao Aterro ficarão em torno de 10%, percentual praticado por países da Europa. Assim, Sobral será o primeiro município no Brasil a implantar esse modelo de reaproveitamento de lixo, em parceria com o Governo do Estado, os municípios da região e a empresa Votorantim Cimentos.

Desde os anos 60, com a instalação da primeira unidade da Fábrica de Cimentos em Sobral, a Votorantim tem sido parceira do Município em programas sociais para desenvolvimento da cidade, como na implantação da Escola de Música de Sobral; atualmente, trabalha no desenvolvimento do Programa de Apoio à Gestão Pública, para modernização administrativa; e no planejamento estratégico para Sobral, numa visão de futuro dos próximos 30 anos.



sexta-feira, 2 de outubro de 2015

O ex-governador Cid Gomes e o prefeito Veveu visitam o bispo Dom Vasconcelos

O  ex-governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, e o prefeito de Sobral, Veveu Arruda estiveram fizeram visita de cortesia, no final da manhã de quarta-feira (30/09/2015), ao bispo de Sobral, Dom Vasconcelos. O encontro ocorreu no Palácio do Bispo, na Praça Quirino Rodrigues no Centro de Sobral.


Cid Gomes, ex-governador do Ceará, disse que a Diocese de Sobral tem uma importância histórica pelo trabalho iniciado pelo primeiro bispo Dom José e sequenciadas pelos vários bispos ilustres. “É algo importante, no presente uma instituição que tem um papel do qual se espera muito pro futuro. Vim aqui me colocar à disposição da Diocese sobre que estiver ao meu alcance. Disse Cid, ser católico e devoto de São Francisco. E sei o quanto é importante na vida das pessoas a espiritualidade e a religiosidade. Cada um tem a sua religião e respeitamos a todas, mas a crença, a fé é importante. Dom Vasconcelos vai liderar em Sobral e na região norte este esforço espiritual  e com ações importantes para a vida cotidiana das pessoas. A UVA, o colégio Sobralense, a Fazenda da Esperança, esta que cuida de dezenas de pessoas vítimas desse grande mal que é a droga. O dia-a-dia das paróquias estão dentro da Diocese de Sobral. É algo que deve ser reconhecido”, sintetizou o ex-governador Cid Gomes.

AUMENTAR A FISCALIZAÇÃO DIMINUI O TRABALHO INFANTIL

Em 2000, o aumento de 1% na inspeção do trabalho infantil, resultou em 8.658 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos fora dessa condição.


A fiscalização é fundamental para reduzir o número de crianças e adolescentes que trabalham no Brasil. É o que mostra pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, que fez uma estimativa do quanto a fiscalização pode afetar a retirada de crianças e adolescentes do trabalho infantil.
A pesquisa utiliza dados do censo demográfico de 2000 e 2010
Em 2000, o aumento de 1% na inspeção do trabalho infantil, resultou em 8.658 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos fora dessa condição. Em 2010, essa quantidade foi de 8.856. O efeito da fiscalização foi maior na faixa etária com crianças e adolescentes mais jovens, de 10 a 14 anos, isso diminui conforme essas crianças se tornam mais velhas.
“Na faixa de 16 a 17 anos, são detectados mais jovens com permissão de trabalho por meio de programas como ‘Jovem Aprendiz’, por isso o efeito da fiscalização é menor”, explica a economista Roselaine Bonfim de Almeida, autora de doutorado O efeito das fiscalizações do trabalho para a redução do trabalho infantil no Brasil, com orientação da professora Ana Lúcia Kassouf, do Departamento de Economia da Esalq. A defesa do doutorado foi em abril deste ano.
O estudo mensura, a partir de estimativas, o impacto da fiscalização do trabalho no trabalho infantil em todos os municípios brasileiros a partir de técnicas econométricas, que se utilizam da estatística e da matemática para testar determinadas hipóteses e estimar os seus resultados.
A pesquisa utiliza dados do censo demográfico de 2000 e 2010 para saber a proporção de crianças e adolescentes que trabalham de 10 a 17 anos. Além de informações sobre a inspeção do trabalho fornecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, como a quantidade de auditores fiscais do trabalho por estado, a localização das Gerências e Superintendências Regionais do Trabalho, número de estabelecimentos fiscalizados, a distância que o auditor tem de se deslocar de onde está lotado até o município a ser fiscalizado.
“Essas são as variáveis principais relacionadas à inspeção, mas utilizamos outras para controlar os efeitos das diferenças entre os municípios, como o Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), presença de instituições como o Conselho Tutelar, entre outras”, explica Roselaine.
Resultados
De acordo com a pesquisadora, as análises foram realizadas por faixas etárias de 10 a 17 anos e o resultado para o ano 2000 mostra que o aumento de 1% na inspeção reduz o número de crianças e adolescentes que trabalham em 0,22%.
Considerando a divisão por faixa etária, essa redução é de 0,45% para a faixa de 10 a 14 anos, de 0,19% para aqueles com 15 anos e de 0,09% para a faixa de 16 a 17 anos.
“Estatisticamente pode parecer pouco, mas em termos absolutos, esses valores representam aproximadamente 8.658 crianças e adolescentes de 10 a 17 que deixaram o trabalho infantil. Por faixa etária são 5.140 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 1.233 adolescentes de 15 anos e 1.929 adolescentes de 16 e 17 anos. Considerando que no censo demográfico de 2000 havia quase 4 milhões de crianças e adolescentes trabalhando”, afirma Roselaine.
Ano de 2010
Para o ano de 2010, os resultados mostraram que o aumento de 1% na inspeção reduz a proporção de crianças e adolescentes que trabalham em 0,26%. Nas faixas etárias, os valores são de 0,66% para a faixa de 10 a 13 anos, de 0,41% para a faixa de 14 a 15 anos e de 0,08% para a faixa de 16 a 17 anos.
Em termos absolutos, esses valores representam aproximadamente 8.856 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. Por faixa etária, 4.686 crianças e adolescentes de 10 a 13 anos e 3.642 adolescentes de 14 e 15 anos. Os resultados para jovens de 16 e 17 anos não foram inseridos pela pesquisadora porque não foram estatisticamente significantes. Em 2010, segundo o censo demográfico, havia mais de 3,4 milhões de crianças e adolescentes trabalhando.
“O Brasil é referência no mundo no combate ao trabalho infantil, pois tem conseguido reduzir os números de crianças e adolescentes nessa situação. No início da década de 1990, eram mais de 5 milhões, mas, de acordo com o último censo, esse valor reduziu. Vale considerar que o Ministério do Trabalho aumentou a fiscalização, no entanto, a quantidade de crianças resgatadas diminuiu porque está cada vez mais difícil encontrar essas crianças trabalhando”, analisa Roselaine.
Convênio
O estudo faz parte de um convênio entre a Esalq e a Understanding Children’s Work (UCW), uma inciativa de cooperação interagências de pesquisa envolvendo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Unicef e o Banco Mundial.

“A ideia dessa iniciativa é para incentivar pesquisas sobre o tema trabalho infantil e apoiar encontros e discussões. No Brasil, somos o único grupo participante”, conta a professora Ana Lúcia.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

outubro rosa vamos lutar por uma boa causa


Em alusão ao Dia de Inserção das Pessoas com deficiências (PCDs)


Em alusão ao Dia de Inserção das Pessoas com deficiências (PCDs), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará  (SRTE/CE) participou na sexta-feira (25), de evento promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Sine Fortaleza e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid).
No evento foram anunciadas cerca de 1.200 vagas para PCDs em 35 empresas cearenses, nas áreas de vendas, auxiliar administrativo e de serviços gerais, telemarketing, balconista de farmácia e de lojas, auxiliar de produção, dentre outras tipologias. Para concorrer a uma vaga, os candidatos precisam apresentar Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), RG, CPF, laudo médico da respectiva deficiência, comprovante de endereço e curriculum vitae.
Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o Ceará é o estado que, proporcionalmente, mais insere PCDs no mercado de trabalho formal (0,97%), seguido pelo Rio Grande do Sul (0,95%), estando inclusive acima da média nacional (0,77%). Em 2014, a SRTE/CE inseriu 1.885 PCDs mediante a Lei de Cotas. Entre os meses de janeiro e junho deste ano, 965 pessoas com deficiência foram inseridas, também, mediante ação fiscal.
Fonte: Assessoria de Imprensa/MTE