SINDICATO DOS
COMERCIÁRIOS DE SOBRAL, presente na pessoa do seu presidente HUDSON HELIO na V Conferência CSD: abertura
movimentada, delegações de todos os estados do BRASIL.
sábado, 27 de fevereiro de 2016
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
NOTA DE REPÚDIO
A
CONTAG, FETAGs e Sindicatos vêm manifestar seu repúdio pela forma brutal e
covarde do assassinato da Margarida, Francisca das Chagas Silva, de 34 anos,
que foi morta com requinte de crueldade e violência sexual, no município de
Miranda do Norte, Maranhão.
Quilombola do
povoado Joaquim Maria, na zona rural do município maranhense, Francisca das
Chagas Silva, foi uma das muitas Margaridas que estiveram em agosto de 2015 em
Brasília, reivindicando por um Brasil e mundo, com: “Desenvolvimento
Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”.
Vale ressaltar
que pra chegar à Marcha, Francisca participou ativamente do Grupo de Estudo
Sindical (GES Mulher), e de outras ações organizadas pelo Movimento Sindical
dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).
Reafirmando a
pauta da Marcha das Margaridas contra violência, companheiras e companheiros
que fazem o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
(MSTTR), pressionam o poder público e o judiciário brasileiro, por uma solução
mais rápida desse e de outros crimes que vêm ceifando covardemente a vida das
mulheres, e que permanecem impunes.
Convocamos
também a sociedade em geral para denunciar qualquer forma de violência contra a
mulher, através do disk-denúncia 180 ou indo a uma delegacia mais próxima para
registrar a ocorrência.
Francisca das
Chagas Silva era trabalhadora rural, sócia no Sindicato de Miranda do Norte
desde 2009 e era filha de um dos membros do Conselho Fiscal da atual gestão do
STTR, o companheiro Francisco da Silva. Ela deixou um filho, familiares, amigas
(os), companheiras (os) do MSTTR profundamente abatidos com sua brutal e
lamentável partida.
A polícia
segue com investigação sigilosa e, até o momento, não apresentou nem um
suspeito.
As mulheres negras são as maiores vítimas da omissão.
As mulheres negras são as maiores vítimas da omissão.
Mapa da
Violência 2015
O assassinato
de Francisca das Chagas evidencia como ainda é assustador a violência contra as
mulheres no Brasil, sobretudo as mulheres negras.
No Mapa da
Violência 2015: homicídio de mulheres no Brasil, elaborado pela Faculdade
Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), com o apoio da ONU Mulheres
Brasil, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do governo brasileiro, apontou
que o número de homicídios de mulheres negras cresceu 54% em dez anos, passando
de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013.
No mesmo
período, a quantidade de homicídios de mulheres brancas caiu 9,8%, passando de
1.747 em 2003 para 1.576 em 2013. No total, o número de vítimas do sexo
feminino passou de 3.937 para 4.762 em 10 (dez) anos, representando um aumento
de 21%.
De acordo com
o Mapa da Violência, 55,3% desses crimes foram cometidos no ambiente doméstico,
e 33,2% dos homicidas eram parceiros ou ex-parceiros das vítimas.
Brasil
Segundo dados
da OMS, que avaliou um grupo de 83 países, o Brasil detém a quinta posição
mundial quanto ao assassinato de mulheres, com uma taxa de 4,8 homicídios por
cada 100 mil mulheres.
Diversos
estados evidenciaram pesado crescimento na década anterior a 2013, como
Roraima, onde as taxas mais que quadruplicaram (343,9%), ou Paraíba, onde mais
que triplicaram (229,2%).
Entre 2006,
ano da promulgação da Lei Maria da Penha e 2013, apenas em cinco estados
brasileiros foram registradas quedas nas taxas: Rondônia, Espírito Santo,
Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, diz o estudo.
Entre as
capitais, Vitória, Maceió, João Pessoa e Fortaleza encabeçam as taxas mais
elevadas no ano de 2013, acima de 10 homicídios por 100 mil mulheres. São Paulo
e Rio de Janeiro são as capitais com menores taxas.
Direção da
CONTAG
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
9º Colégio Sobralense de Tempo Integral será construído em Taperuaba
O
prefeito Veveu Arruda assinou, na noite de quarta-feira (17), no distrito de
Taperuaba, a ordem de serviço que garantiu o início da construção do 9º Colégio
Sobralense de Tempo Integral. “Vocês terão neste ano aqui em Taperuaba um
Colégio Sobralense de Tempo Integral funcionando para servir aos adolescentes
do distrito. E nós vamos acompanhar a execução dessa obra, que já foi iniciada
com terraplanagem”, comemorou o prefeito.
Na
ocasião, também foram premiados alunos, professores e escolas que se destacaram
no Torneio Khan Academy nas Escolas 2015, plataforma para o ensino da
matemática de forma personalizada, com o uso do computador. “Resolvemos
fazer a entrega dessa premiação aqui como homenagem a educação de Taperuaba e
região, que tem as melhores escolas do município de Sobral. Um dos melhores
Ideb do Brasil (9,0) é da Escola Araújo Chaves, no distrito de Bilheira”,
disse Veveu.
O
Colégio Sobralense de Tempo Integral de Taperuaba seguirá o modelo dos que já
estão em funcionamento no Complexo Monsenhor Aloísio e em Aracatiaçu, com
capacidade para atender a 540 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A
escola contará com 12 salas de aula; laboratório de matemática, física,
biologia, química e informática; biblioteca; cantina; sala para diretoria,
coordenação, professores e grêmio; quadra poliesportiva coberta; anfiteatro,
entre outros.
A
última escola inaugurada em Taperuaba foi a Escola Cesário Barreto, há quase 20
anos. “A ordem de serviço que está sendo assinada aqui é uma coisa inédita
em todo o Brasil porque não é qualquer distrito que terá uma escola nos padrões
das que serão construídas aqui em Sobral, com um currículo diferenciado e um
investimento de cerca de R$5 milhões. A manutenção dessa escola vai custar
anualmente R$2,5 milhões, desde salário de professores e funcionários,
transporte de alunos, luz, energia e água. E isso gera qualidade de educação,
mas também movimento na comunidade, mais dinheiro, mais emprego, mais gente
estudando e fazendo coisa boa”, destacou o secretário de Educação, Júlio
Cesar da Costa.
Participaram
da solenidade, o vice-prefeito Carlos Hilton Soares; o secretário de Educação,
Julio Cesar da Costa; o vereador Emídio Silva; a secretária de Urbanismo,
Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes; a secretária de Agricultura e
Pecuária, Luiza Barreto; a gerente do Espaço Cultural de Taperuaba, Socorro
Brasileiro; e a comunidade.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
SOBRAL PARTICIPARÁ DO DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O AEDES AEGYPTI
Sobral participará, neste sábado (13), do Dia Nacional de Mobilização contra oAedes aegypti, promovido pelo Governo Federal em 356 municípios, nas capitais e em cidades polos. O objetivo é mobilizar e orientar a população sobre os cuidados necessários para eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus zika. O momento contará com a presença do presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda.
As ações terão início às 8h, na Praça de Cuba, com distribuição de panfletos, cartazes e apresentação teatral abordando os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Um cortejo seguirá até o Becco do Cotovelo, onde o prefeito Veveu participará do programa do Ivan Frota convocando a toda população sobralense para se engajarem na luta contra o mosquito. Ainda no sábado, agentes de endemias e equipes de saúde da família irão visitar residências no bairro da Expectativa para detectar possíveis focos do mosquito e orientar os moradores.
Em todo o país, cerca de 220 mil militares das Forças Armadas irão distribuir material impresso com orientações para a população sobre como manter a casa livre dos criadouros do Aedes aegypti. A meta é visitar 3 milhões de residências. União, estados, municípios e a sociedade irão trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito.
As ações terão início às 8h, na Praça de Cuba, com distribuição de panfletos, cartazes e apresentação teatral abordando os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Um cortejo seguirá até o Becco do Cotovelo, onde o prefeito Veveu participará do programa do Ivan Frota convocando a toda população sobralense para se engajarem na luta contra o mosquito. Ainda no sábado, agentes de endemias e equipes de saúde da família irão visitar residências no bairro da Expectativa para detectar possíveis focos do mosquito e orientar os moradores.
Em todo o país, cerca de 220 mil militares das Forças Armadas irão distribuir material impresso com orientações para a população sobre como manter a casa livre dos criadouros do Aedes aegypti. A meta é visitar 3 milhões de residências. União, estados, municípios e a sociedade irão trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito.
As ações terão início às 8h, na Praça de Cuba, com distribuição de panfletos, cartazes e apresentação teatral abordando os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Um cortejo seguirá até o Becco do Cotovelo, onde o prefeito Veveu participará do programa do Ivan Frota convocando a toda população sobralense para se engajarem na luta contra o mosquito. Ainda no sábado, agentes de endemias e equipes de saúde da família irão visitar residências no bairro da Expectativa para detectar possíveis focos do mosquito e orientar os moradores.
Em todo o país, cerca de 220 mil militares das Forças Armadas irão distribuir material impresso com orientações para a população sobre como manter a casa livre dos criadouros do Aedes aegypti. A meta é visitar 3 milhões de residências. União, estados, municípios e a sociedade irão trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito.
As ações terão início às 8h, na Praça de Cuba, com distribuição de panfletos, cartazes e apresentação teatral abordando os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Um cortejo seguirá até o Becco do Cotovelo, onde o prefeito Veveu participará do programa do Ivan Frota convocando a toda população sobralense para se engajarem na luta contra o mosquito. Ainda no sábado, agentes de endemias e equipes de saúde da família irão visitar residências no bairro da Expectativa para detectar possíveis focos do mosquito e orientar os moradores.
Em todo o país, cerca de 220 mil militares das Forças Armadas irão distribuir material impresso com orientações para a população sobre como manter a casa livre dos criadouros do Aedes aegypti. A meta é visitar 3 milhões de residências. União, estados, municípios e a sociedade irão trabalhar juntos para a eliminação dos focos do mosquito.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016
CALENDÁRIO DO PIS PASEP 2016/2017 - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Confira agora o calendário do PIS PASEP 2016/2017 com a data
dos pagamentos para beneficiários com conta na caixa econômica federal. O
calendário PIS 2016 foi divulgado pelo Governo Federal este ano em parceria com
o FAT ( Fundo de Amparo ao Trabalhador ) e pelo CODEFAT.
Os trabalhadores com carteira assinada a mais de 5 anos tem direito ao PIS PASEP do ano de 2016 a 2017 desde que tenham trabalhado pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano anterior a saber 2015.
Os trabalhadores com carteira assinada a mais de 5 anos tem direito ao PIS PASEP do ano de 2016 a 2017 desde que tenham trabalhado pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano anterior a saber 2015.
Lembramos
que a partir do dia 8 de julho de 2015 as foram criadas novas regras do PIS PASEP que influenciam diretamente
no saque do abono salarial para os anos posteriores.
Conforme noticiado pelos principais sites como G1, Terra, IG Notícias e outros agora quem quiser receber o PIS Pasep 2016/2017 terá que trabalhar por mais 12 meses de carteira assinada para receber o benefício integral.
Se a pessoa trabalhar apenas 6 meses ela receberá o benefício de forma parcial como mostramos na tabela abaixo:
Quem tem direito ao PIS 2016/2017
Quem tem direito ao pis 2016 são os trabalhadores que possuem carteira assinada
por pelo menos 5 anos e que tenham trabalhado neste período, um exemplo básico
se você trabalhou em 2009 por 12 meses de carteira assinada e não tenha
trabalhado em 2010, mas depois em 2011, 2012, 2013 e 2014 então você tem
direito ao PIS, sendo obrigatório ter trabalhado também em 2015 por no mínimo
30 dias assinados em Carteira de Trabalho.quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016
‘SALA DO EMPREENDEDOR’ OFERTA ATENDIMENTO PARA ENVIO DA DECLARAÇÃO ANUAL DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Para oferecer maior agilidade e redução da burocracia aos
empreendedores da Região, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da
Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), está disponibilizando de segunda
a sexta-feira, das 8h às 14h, na Sala do Empreendedor, atendimento
personalizado ao Microempreendedor Individual (MEI), para o envio da Declaração
Anual do Simples Nacional (DASN).
A documentação, que é uma das obrigações que o MEI deve apresentar anualmente, pode ser retirada gratuitamente na Sala do Empreendedor, localizada no Centro de Convenções de Sobral (Rua Visconde de Sabóia, 300 – Junco), com ajuda do agente de desenvolvimento, ou pode ser enviada diretamente através do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). O prazo para a entrega da declaração termina dia 31 de março.
Sala do Empreendedor
Uma ação da Prefeitura de Sobral, coordenada pela STDE, a Sala do Empreendedor, é um espaço voltado ao atendimento personalizado. Nela, empreendedores de toda a Região recebem orientações sobre procedimentos necessários à abertura e formalização de empresas, com redução da burocracia, maior agilidade e promove o desenvolvimento econômico do Município.
Assinar:
Postagens (Atom)






