quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Um fato inusitado - Juiz deixa toga e salário de R$ 24 mil para sair em busca da profissão ideal



Um fato inusitado aconteceu em Aragarças-GO, divisa com Barra do Garças: um juiz de 30 anos de idade que está há um ano no judiciário pediu exoneração e informou que está à procura da profissão ideal. Raul Batista Leite, que assumiu em outubro a comarca aragarcense, surpreendeu a todos ao anunciar no início do mês a sua decisão de abandonar a magistratura. 

Com salário de R$ 24 mil, Raul dá adeus a uma profissão cobiçada por muitas pessoas e comentou com alguns amigos que não se identificou com a função de juiz. 


Por telefone, ex-juiz que se formou em Goiânia-GO, disse ao Olhar Direto que vai continuar participando de concursos públicos à procura de outra carreira. E participar de concursos públicos realmente é o forte de Raul. Antes de ser juiz, ele passou no concurso público para promotor e policial federal. 

“Eu vou continuar participando de concursos”, salientou. Raul, citando que gostaria de ser professor universitário. Perguntado sobre a questão financeira, porque um professor no nível máximo (com doutorado) ganha R$ 10 mil, bem abaixo do que ele ganhava, o ex-juiz disse que dinheiro não é tudo e que a pessoa precisa se sentir bem na função. 


O salário de um magistrado em Goiás gira em torno de R$ 18 mil, mais adicional pelo Eleitoral, totalizando R$ 25 mil por mês. Com o pedido de exoneração de Raul, a comarca aragarcense está sendo dirigida provisoriamente por Flávia Morais Nonato de Araújo Almeida, titular de Piranhas. 

Aguarda-se a nomeação de outro magistrado para Aragarças por parte do Tribunal de Justiça de Goiás.


Fonte: Olhar Direito

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Ceará é o segundo estado que mais gera emprego no País


Apenas nove estados do País registraram saldo positivo na criação de novos postos de trabalho em agosto, dos quais quatro pertencem ao Nordeste. O Ceará obteve o quinto maior resultado na geração de empregos do País, com 871 empregos celetistas e alta de 0,07% ante julho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no dia 25 de setembro.
Via: O Povo


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

NOTA DE APOIO DA FETRACE AO MST



“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”. Platão



Essa elite que perde suas energias para desferir um ataque raivoso na tentativa inútil de intimidar a luta do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) ao hostilizar João Pedro Stédile no aeroporto de Fortaleza, na noite terça-feira (22) chamando-o de vagabundo, é a mesma que durante tantos anos se beneficiou dos processos de exclusão social e, que, recalcados com os avanços sociais dos últimos anos, sentem-se ameaçados com a beleza e a força do movimento campesino. Não ousamos chamá-los de ignorantes, para se ser ignorante é preciso não ter conhecimento sobre algo.
Essas pessoas, muitas delas que tiveram acesso à educação escolar, sabiam muito bem o que faziam, atacam o MST, logo após a grande repercussão nas redes de um vídeo gravado com Chico Buarque em defesa do movimento. Atacam por que o coordenador nacional João Pedro Stédile, no momento político atual, mostra serenidade para defender um projeto político dos trabalhadores. Essa elite raivosa, sabe bem o que faz. Ela discrimina os movimentos sociais, os imigrantes, os negros, os pobres e os homossexuais, como sempre o fez, antes, durante e depois dos porões da ditadura, com a consciência de que estão defendendo “o que é seu” e não o que é nosso. Iremos, então, chamar essa elite de medrosa. Ela tem medo de tentar pensar no progresso do país de forma igualitária. Medo que se possa construir uma nação, suficientemente grande para todos e livre dos colonizadores. Tem medo da força mobilizadora do MST, da coragem dos que lutam por dias melhores. Ela tem medo do diferente. Medo da luz. E isso é muito triste. Logo no Ceará, terra da Luz, de Dragão do Mar e o primeiro estado do Brasil a libertar os escravos, uma agressão tão covarde e pequena, que nada tem de livre manifestação, é de deixar qualquer um de nós “morto de vergonha”.
Mas não vamos pedir desculpas no lugar dessas pessoas. Embora todos os companheiros e companheiras do MST a mereçam, ainda temos esperança de que a vida é feita de aprendizados, e que esse pedido virá desses que hoje escondem-se no medo. Afinal, somos movidos pela fé na humanidade. Nessa nota então, amigos e amigas lutadores do movimento campesino, iremos nos dedicar a explicar aos que tem medo, que nós aqui seguiremos parceiros, lutando pela reforma agrária, pelo fim da fome, pela igualdade e pela liberdade de todos nós. E viva a unidade do trabalhador do campo e da cidade!
Ps. Os médicos cubanos chegados ao Ceará, que foram igualmente vaiados pela nossa elite, seguem fazendo bonito no atendimento à população.
Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace)
SEC FORTALEZA  – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE FORTALEZA
SEC CAUCAIA – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE CAUCAIA E REGIÃO
SEC IGUATU – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO E SERVIÇO DE IGUATU E REGIÃO
SEC SOBRAL – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE SOBRAL E REGIÃO
SEC CRATEÚS – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE CRATEÚS E REGIÃO
SEC JUAZEIRO DO NORTE – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE JUAZEIRO DO NORTE
SEC QUIXADÁ – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE QUIXADÁ E REGIÃO
SEC BATURITÉ – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DO MACIÇO DE BATURITÉ E REGIÃO
SINCOMMAP – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO DE MARACANAÚ, MARANGUAPE E PACATUBA
SEC CRATO – SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO DE CRATO
SINDFOTO – SINDICATO DOS FOTÓGRAFOS PROFISSIONAIS E TRABALHADORES EM EMPRESAS FOTOGRÁFICAS DO ESTADO DO CEARÁ
SINDICATO DOS OFICIAIS BARBEIROS CABELEIREIROS SIMILARES DE FORTALEZA (SINDBELEZA)
SINDICATO DOS EMPREGADOS EM TRANSPORTES ALTERNATIVOS DO CEARÁ  (SINTRAAFOR-CE)
SINDICATO DAS PROFISSÕES AUXILIARES EM ODONTOLOGIA NO ESTADO DO CEARÁ (SIMPAOCE)
SINDICATO DOS TÉCNICOS E AUXILIARES EM ÓPTICAS E DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE MATERIAL ÓPTICOS E DERIVADOS DO ESTADO DO CEARÁ. (SINTOICE)
SINDICATO DOS TRABS EM TELEMARKETING E EMPREGADOS DE EMP DE TELEMARKETING DO ESTADP DO CEARÁ (SINTRATEL)
SINDICATO DOS TECNICOS DE SEGURNÇA DO TRABALHO DO ESTADO DO CEARA (SINTEST-CE)
SINDICATO DOS TRABALHADORES NO SISTEMA DE OPERAÇÃO, SINALIZAÇÃO, FISCALIZAÇÃO, MANUTENÇÃO E PLANEJAMENTO VIÁRIO DE FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA (SINDVIÁRIOS)


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

DEUS FALA AOS PATRÕES... QUE RESPEITE A QUEM TRABALHA


‘’ Não atrasa o pagamento de quem TRABALHA para VOCÊ. Pague sem demora e se você estiver sendo justo DEUS o recompensará’’.

  ( Tobias 4.14)

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Mercado de trabalho ainda é hostil com homossexuais assumidos


PESQUISA REVELA QUE 11% DAS EMPRESAS NÃO CONTRATARIAM HOMOAFETIVOS



Ser lésbica não atrapalhou a ascensão na carreira de Caroline Cardoso, 33, que ocupa um cargo comissionado em uma grande empresa, cujo nome ela prefere omitir. Contudo, depois da contratação, sua chefe lhe pediu para manter discreta sua orientação sexual, ou seja, não revelar para os colegas que é casada com outra mulher. "Ela fez isso no intuito de me defender, não queria que eu fosse chamada de sapatão", diz.
Por alguns meses, Caroline tentou permanecer no armário, mas depois de ouvir conversas homofóbicas no ambiente de trabalho, não achou certo continuar escondendo essa informação. "Não estava aguentando, resolvi falar", conta, mais aliviada por não precisar fingir.
O respeito à diversidade tem avançado em diversos setores da sociedade. Porém, no ambiente de trabalho, a questão ainda é permeada por bastante preconceito e discriminação.
Uma pesquisa realizada pela Elancers, empresa da área de sistemas de recrutamento e seleção, mostrou que 11% das empresas não contratariam homossexuais para determinados cargos, referindo-se a posições de liderança e nível executivo. O levantamento –divulgado em maio deste ano-- foi feito com mais de 2.000 recrutadores, de cerca de 1.500 companhias brasileiras.
"Funcionários executivos representam a imagem para o público e a empresa não quer sofrer com o preconceito", diz Cezar Tegon, presidente da Elancers.
Na pesquisa, 7% dos entrevistados também disseram que não empregariam homossexuais declarados em nenhum cargo. "Na verdade, quase 20% têm algum tipo de discriminação", fala o executivo.
Tegon também acrescenta que no discurso muitas empresas falam que apoiam a diversidade, mas, na prática, é diferente, conforme apontam os números.
Discriminação
A orientação sexual ainda influencia fortemente a maneira como os LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis) são tratados no dia a dia do trabalho.
Em um estudo com 230 profissionais LGBT, entre 18 e 50 anos, de 14 estados brasileiros, realizado pela consultoria de engajamento Santo Caos, 40% dos entrevistados disseram que já sofreram discriminação direta. "E todos relataram ter sofrido discriminação velada no trabalho", fala Jean Soldatelli, sócio-diretor da Santo Caos.
Por medo de serem discriminados, demitidos ou terem sua capacidade profissional colocada em xeque, muitos profissionais preferem manter em segredo sua orientação sexual.
No levantamento da Santo Caos –também divulgado em maio deste ano--, somente 47% disseram se assumir no trabalho, sendo que desses 32% falaram para o chefe imediato e apenas 2% para o gestor de recursos humanos. "Isso mostra o despreparo das empresas com relação à diversidade", afirma Soldatelli.
Segundo o sócio-diretor da Santo Caos, o problema dificulta o engajamento dos funcionários com a empresa, o que influencia na satisfação das pessoas com o ambiente do trabalho, na produtividade e, consequentemente, nos resultados.
Sair do armário
Apesar de muitas empresas não saberem lidar bem com a diversidade, já existem iniciativas, sobretudo de multinacionais, para mudar esse cenário. Na IBM Brasil, desde 2005, é realizado um trabalho de redes de relacionamento, em que os funcionários se reúnem para discutir a questão. Além disso, a diversidade é contemplada em toda comunicação da empresa.
Também há a possibilidade de se identificar como LGBT na página de recursos humanos da IBM Global. Mas nem sempre esse trabalho é suficiente para que as pessoas se sintam confortáveis para assumir sua orientação sexual.
"Mesmo sabendo das políticas de igualdade, alguns funcionários têm medo de se identificar com receio de que deixem de ser promovidos por serem LGBT", diz Adriana Ferreira, líder de diversidade na IBM Brasil.

Além do grupo daqueles que saíram do armário, a empresa tem também uma lista secreta dos funcionários que ainda não querem revelar sua orientação ou estão no processo de autodescoberta. A IBM Global possui uma comunidade de executivos assumidos, porém, no Brasil, ainda nenhum funcionário de alto escalão se posicionou como LGBT. 



quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Abertas as inscrições para o programa CNH Popular em Sobral

 O Governo do Estado do Ceará, por intermédio do DETRAN-CE contempla mais um vez a cidade de Sobral com o Programa CARTEIRA POPULAR. Este programa tem a finalidade de possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH, na categoria “A”. As inscrição é gratuita e deve ser feita através do site http://portal.detran.ce.gov.br/index.php/pre-cadastro .


“Carteira de Habilitação é um bem que você investi apenas uma vez na vida. O Programa CNH POPULAR é sem duvida o melhor programa ofertado pelo Governo do Estado do Ceara pois, capacita e legaliza os motociclistas diminuindo assim o numero de acidentes envolvendo motociclistas, que lidera o ranking de acidentes em todo o País.” Pontuou Otaviano Costa Neto – Gerente de Habilitação da AUTO ESCOLA BOM JESUS e Idealizador das Campanhas ” A faixa é do pedestre” e ” Eu Escolhi Viver”.

Quem poderá se inscrever no Programa Carteira de Motorista Popular ?
· Maior de 18 anos;
· Alfabetizado;
· Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF);
· Não estar judicialmente impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
· Comprovar domicílio no Estado do Ceará.
· E estar enquadrado em uma das seguintes situações:
I – beneficiários do Programa Bolsa Família, criado pela Lei Federal nº10.836, de 9 de janeiro de 2004;
II – alunos matriculados há mais de 6 (seis) meses na rede pública de ensino fundamental e médio, bem como em cursos públicos profissionalizantes,
e que comprovem bom desempenho escolar;
III – pessoas egressas do sistema penitenciário, de acordo com os requisitos estabelecidos em Portaria da Superintendência do DETRAN/CE;
IV – portadores de necessidades especiais.



segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Seminário debate Campanha Salarial Unificada 2016 dos trabalhadores em comércio e serviços

No dia 1º de setembro, a Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace) realizou, em sua sede, o Seminário de Planejamento da Campanha Salarial Unificada 2016.

O seminário reuniu representantes dos sindicatos filiados à Fetrace para debater as reivindicações da próxima Campanha Salarial Unificada, o calendário de lutas e a identidade visual da Campanha.
Além disso, a programação do seminário ainda teve palestras sobre a Conjuntura Econômica e os Cenários das Negociações Coletivas, com o economista Reginaldo Aguiar, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), e sobre o Perfil dos Trabalhadores no Comércio do Brasil, com Domingos Braga, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs).


Em Sobral | Conferência Municipal dos Direitos da Mulher será realizada na terça (15)


Na terça-feira (15), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Sobral (CMDMS) irá realizar, no Auditório do Sesc Centro, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Mulher. O encontro, que vai acontecer das 7h30h às 12h, será em harmonia com a Conferência Estadual e Nacional e terá como tema ‘Mais direitos, participação e poder para as mulheres’.

O evento tem a proposta de discutir estratégias de fortalecimento de políticas e  a participação das mulheres nos governos municipais, estaduais e federais. Dentre os eixos de discussões estão a contribuição dos conselhos e dos movimentos; estruturas institucionais e políticas públicas para mulheres no âmbito estadual e municipal; sistema político com participação das mulheres e sistema nacional de política para as mulheres.

Poderão participar, todas as pessoas, entidades ou instituições interessadas na pautas a serem discutidas, durante o encontro, que contará ainda com a palestrar, da coordenadora de Políticas para Mulheres do Governo do Estado, Camila Silveira. As propostas discutidas serão levadas para a Conferência Estadual, que acontece em Fortaleza, entre outubro e novembro. A Conferência Nacional acontecerá em março de 2016, em Brasília.


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Aldeia Sesc Vale do Acaraú movimenta a semana cultural em Sobral

De hoje até 12 de setembro, acontece mais uma edição da “Aldeia Sesc Vale do Acaraú”. O objetivo do projeto é promover o intercâmbio, desenvolvimento e cooperação cultural entre artistas de vários segmentos. A programação acontece em vários espaços da cidade.
Caracterizado como uma aldeia cultural de diálogo, reflexão e troca de conhecimento, o projeto contracena com a produção nacional. Durante cinco dias, a iniciativa reúne apresentações artísticas, shows musicais e oficinas.

PROGRAMAÇÃO
“Aldeia Sesc Vale do Acaraú” – Sobral


Dia 8
– Espetáculo Avental Todo Sujo de Ovo
Local: Teatro São João (Praça Dr. Antônio Ibiapina, s/n, Sobral)
Horário: 19h30h
Ingresso: 2kg de Alimentos não perecíveis

Dia 9
– Degusta Som. Delícias Sonoras – Apresentação musical Reginaldo Fialho
Local: Restaurante Popular (Travessa Adriano Dias, 135, Centro)
Horário: 11h30
Gratuito
– Espetáculo “Até que o humor nos separe”
Local: Teatro São João (Praça Dr. Antônio Ibiapina, s/n, Sobral)
Horário: 19h30
Ingresso: 2kg de Alimentos não perecíveis

Dia 10
– Oficina Palco Giratório – Eu Palhaço –
Local: Unidade Sobral do Sesc (Rua Boulevard João Barbosa, 902)
Horário: 9 às 12h e 13h30 às 17h
Gratuito

– Exibição de filmes e apresentação de grupos de dança
Local: Praça São João
Horário: 19h
Gratuito
– Armazém do Som – Régis Brito
Local: Praça São João
Horário: 20h
Gratuito

Dia 11
– Espetáculo “As três irmãs”
Local: Teatro São João (Praça Dr. Antônio Ibiapina, s/n, Sobral)
Horário: 19h30
Ingressos: 2kg de Alimentos não perecíveis

Dia 12
– Apresentação da banda Soul Rock
Local: Praça da Matriz, Massapê
Horário: 20h
Gratuito

SERVIÇO
“Aldeia Sesc Vale do Acaraú” – Sobral
Informações: (88) 3611.0954
www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce


LISTA DE TRABALHO ESCRAVO TEM 421 NOMES DE EMPREGADORES

Uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal impedindo o governo federal de divulgar a “lista suja” do trabalho escravo, no final do ano passado, continua em vigor. Por conta disso, a Repórter Brasil e o Instituto do Pacto Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO) solicitaram com base na Lei de Acesso à Informação (12.527/2012), que o Ministério do Trabalho e Emprego (responsável pela lista desde 2003) fornecesse os dados dos empregadores autuados em decorrência de caracterização de trabalho análogo ao de escravo e que tiveram decisão administrativa final, entre maio de 2013 e maio de 2015.

O extrato com o resultado, recebido pelas organizações na quinta-feira (3), pode ser obtido abaixo:
A primeira solicitação dessa listagem com base na Lei de Acesso à Informação foi feita por iniciativa do blog de Leonardo Sakamoto e também solicitada pela Repórter Brasil e o InPACTO. Divulgada em março deste ano, trouxe os casos entre dezembro de 2012 e dezembro de 2014.
Esta nova solicitação, uma iniciativa dessas duas instituições da sociedade civil, engloba os casos entre maio de 2013 e maio de 2015, e contém 421 nomes de pessoas físicas e jurídicas. O Pará é o Estado mais presente, com 180 empregadores, seguido por Minas Gerais, com 45, e Tocantins, com 28.
O objetivo das organizações ao veicular essa “Lista de Transparência sobre Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil” é garantir o direito da sociedade e do setor empresarial à transparência sobre o tema, fornecendo informações sobre os flagrantes confirmados por trabalho análogo ao de escravo realizados pelo governo.
Suspensão pelo STF
Em meio ao plantão do recesso de final de ano, o ministro Ricardo Lewandowski garantiu uma liminar à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) suspendendo a “lista suja” do trabalho escravo (cadastro de empregadores flagrados com esse tipo de mão de obra). A entidade questionou a constitucionalidade do cadastro, afirmando, entre outros argumentos, que ele deveria ser organizado por uma lei específica e não uma portaria interministerial, como é hoje.
Os nomes permaneciam na “lista suja” por, pelo menos, dois anos, período durante o qual o empregador deveria fazer as correções necessárias para que o problema não voltasse a acontecer e quitasse as pendências com o poder público. Com a suspensão, uma atualização da relação que estava para ser divulgada no dia 30 de dezembro foi bloqueada. O cadastro, criado em 2003, é um dos principais instrumentos no combate a esse crime e tido como referência pelas Nações Unidas.
Em março deste ano, o governo federal lançou uma nova portaria interministerial (MTE/SEDH número 2/2015), garantindo mais transparência ao processo de entrada e saída da “lista suja”. Contudo, a Advocacia Geral da União (AGU), até agora, não convenceu o Supremo Tribunal Federal a arquivar a Ação Direta de Inconstitucionalidade, nem a suspender a liminar por perda de objeto diante da nova portaria.
Lei de Acesso à Informação
Considerando que a “lista suja” nada mais é do que uma relação dos casos em que o poder público caracterizou trabalho análogo ao de escravo e nos quais os empregadores tiveram direito à defesa administrativa em primeira e segunda instâncias; e que a sociedade tem o direito de conhecer os atos do poder público, a Repórter Brasil e o InPACTO, solicitaram, com base nos artigos 10, 11 e 12 da Lei de Acesso à Informação (12.527/2012) – que obriga quaisquer órgãos do governo a fornecer informações públicas – e no artigo 5º da Constituição Federal de 1988 o seguinte:
“A relação com os empregadores que foram autuados em decorrência de caracterização de trabalho análogo ao de escravo e que tiveram decisão administrativa transitada em julgado, entre maio de 2013 e maio de 2015, confirmando a autuação, constando: nome do empregador (pessoa física ou jurídica), nome do estabelecimento onde foi realizada a autuação, endereço do estabelecimento onde foi caracterizada a situação, CPF ou CNPJ do empregador envolvido, número de trabalhadores envolvidos e data da fiscalização em que ocorreu a autuação.”
Direito à informação
A sociedade brasileira depende de informações oficiais e seguras sobre as atividades do Ministério do Trabalho e do Emprego na fiscalização e combate ao trabalho escravo contemporâneo no Brasil.
Informação livre é fundamental para que as empresas e outras instituições desenvolvam suas políticas de gerenciamento de riscos e de responsabilidade social corporativa. A portaria que regulamentava a suspensa “lista suja” não obrigava o setor empresarial a tomar qualquer ação, apenas garantia transparência. Muito menos a relação aqui anexa. São apenas fontes de informação a respeito de fiscalizações do poder público.
Transparência é fundamental para que o mercado funcione a contento. Se uma empresa não informa seus passivos trabalhistas, sociais e ambientais, sonega informação relevante que pode ser ponderada por um investidor, um financiador ou um parceiro comercial na hora de fazer negócios.
As informações que constam na “Lista de Transparência sobre Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil” são oficiais uma vez que fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego através de solicitação formal e transparente, que obedece a todos os trâmites legais previstos na Lei de Acesso à Informação. Solicitação que pode ser repetida por qualquer cidadão, organização social ou empresa. A lista será o principal instrumento das empresas associadas do InPACTO para o controle e monitoramento de sua cadeia produtiva com relação ao trabalho escravo.


terça-feira, 8 de setembro de 2015

Receita libera consulta ao 4º lote de restituição do IR 2015 nesta terça ( Hoje 08/09)

 O lote pagará R$ 2,4 bilhões para 2,1 milhões de contribuintes.
Restituições virão corrigidas em 5,35%.

 A Receita Federal libera nesta terça-feira (8), a partir das 9h, a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2015.
Serão contemplados 2.119.640 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,4 bilhões.
As consultas poderão ser feitas no site da Receita, em:

Também poderão ser feitas pelo telefone 146 (opção 3) ou por aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

As restituições virão corrigidas em 5,35%, índice correspondente à variação da taxa básica de juros (Selic) entre maio e setembro de 2015.
Geralmente, são liberados sete lotes do IR a cada ano, entre junho e dezembro. Os valores das restituições do Imposto de Renda são corrigidos pela variação dos juros básicos da economia, atualmente em 14,25% ao ano. Em 2015, o Fisco recebeu 27,8 milhões de declarações de Imposto de Renda até 30 de abril – o prazo legal.

O crédito bancário para 2.155.086 contribuintes será realizado no dia 15 de setembro, totalizando o valor de R$ 2,5 bilhões. Desse total, R$ 81 milhões se referem ao quantitativo de contribuintes de que trata o Art. 69-A da Lei nº 9.784/99, sendo 22.109 contribuintes idosos e 2.847 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.


sexta-feira, 4 de setembro de 2015

GESTÃO DE UNIDADE E LUTA PARTICIPAÇÃO COM HUMILDADE


PALAVRA DE DEUS


Evangelho (Lc 5,33-39)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33 os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34 Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35 Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.
36 Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37 Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38 Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39 E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



quinta-feira, 3 de setembro de 2015

TRT/CE disponibiliza telefone 0800 para pedidos de audiência na Semana da Execução Trabalhista

De 21 a 25 de setembro, a Justiça do Trabalho estará mobilizada em um grande mutirão para garantir o pagamento de quem venceu uma disputa trabalhista, mas ainda não recebeu seus créditos. Para facilitar pedidos de inclusão de processos na pauta da Semana Nacional da Execução Trabalhista, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará coloca à disposição de advogados, empregadores e trabalhadores um telefone gratuito.
Os interessados em fazer pedidos de inclusão de processos na Semana devem ligar para 0800 280 1771 de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. Também é possível solicitar audiência por meio de formulário disponível no site do Tribunal.
Semana da Execução Trabalhista
O evento é realizado anualmente pelos órgãos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus e tem por objetivo implementar medidas que otimizem o processo de execução. Durante a Semana, as Varas do Trabalho e os Tribunais Regionais organizam mutirões com a participação de magistrados e servidores para que o ganhador de uma causa na Justiça Trabalhista receba de fato o que é seu por direito
Fonte – T R T - CE


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Grito dos/as Excluídos/as em Fortaleza 21ª edição discute mídia e violência

Em 2015, o evento anual traz o lema “Que país é esse que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”. Concentração em Fortaleza será no dia 7 de setembro, às 7h30, na Praça do Cristo Redentor



Em todo o Brasil, os coordenadores estaduais e apoiadores do Grito dos/as Excluídos/as finalizam os preparativos das ações para o 21º ano do movimento. O Grito é realizado anualmente, sempre no dia 7 de setembro. Em 2015, ele traz o lema “Que país é esse que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”. Em Fortaleza, a concentração ocorrerá às 7h30 da próxima segunda-feira, na Praça do Cristo Redentor, em frente ao Seminário da Prainha. A caminhada envolve a Articulação das Pastorais Sociais, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza, com apoio de movimentos sociais e da CUT-CE.

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, um espaço sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. Este ano, os principais temas abordados são a violência, sobretudo extermínio da juventude; moradia, apresentado pela população em situação de rua; e atuação da grande mídia.

A ideia é chamar a atenção para a situação de violência que afeta sobretudo as juventudes das periferias, bem como alerta para o poder que os meios de comunicação exercem na manipulação da sociedade. A caminhada do dia 7 de setembro, em Fortaleza, se une ao movimento nacional também para despertar a opinião pública sobre as questões levantadas pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre a estrutura social em que vivemos – que mata e marginaliza.

Não à exclusão do trabalhador e da trabalhadora
Embora a classe trabalhadora seja sujeito de fundamental importância no desenvolvimento da nação, historicamente é alvo vulnerável de violação de direitos e da exploração do capital. Violação e exploração que se concretizam nas condições precárias de trabalho e na falta de acesso aos direitos básicos da família, como educação, saúde, moradia, lazer, levando milhões de brasileiros à exclusão social.

Histórico do Grito
A proposta do Grito surgiu no Brasil, em 1994. O 1º Grito dos Excluídos foi realizado em setembro de 1995, motivado pelo tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano: “A Fraternidade e os Excluídos”. E para aprofundar os desafios levantados na 2ª Semana Social Brasileira, cujo tema era “Brasil , alternativas e protagonistas”, tendo como pano de fundo a simbologia da data do 7 de setembro. A Assembleia Geral dos Bispos, em 1996, discutiu e aprovou o Grito dos Excluídos dentro do projeto Rumo ao Novo Milênio. Em 1999, o Grito rompeu fronteiras e estendeu-se para as Américas. Os temas do Grito, desde 1995, podem ser consultados .

SERVIÇO:
O quê: Grito dos Excluídos 2015
Tema: "Que país é este, que mata gente, que a mpidia mente e nos consome?"
Quando: 7 de setembro de 2015 (segunda-feira)
Horário: a partir das 7h30.
Onde e como: concentração na Praça do Cristo Redentor, em frente ao Seminário da Prainha e ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Previsão de saída – 8h30, percorrendo a Av. Monsenhor Tabosa, seguindo pegando a Rua Tibúrcio Cavalcante e continuando até a altura do Náutico Atlético Cearense. O ato se encerrará com a leitura da Carta incluindo as propostas e reivindicações como síntese de resultado dos pré-Gritos.



PREFEITURA DE SOBRAL IMPLANTA COLETA SELETIVA PONTUAL EM TAPERUABA


A Prefeitura de Sobral realizou, nesta quarta-feira (26), a implantação da Coleta Seletiva Pontual no distrito de Taperuaba. A mobilização reuniu moradores, agentes de endemias e técnicos ambientais da Secretaria de Urbanismo, Patrimônio Histórico e Meio Ambiente (Seurb) e da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA). Além disso, os atiradores do Tiro de Guerra de Sobral realizaram visitas em todas as residências da localidade explicando os benefícios gerados com a participação ativa da comunidade.

“Uma vez por semana, os catadores de lixo estarão aqui, em Taperuaba, recolhendo de porta em porta todos os resíduos sólidos utilizados pelos moradores. Desta forma, diminui em grande proporção os riscos de doenças que podem ser gerados através do acúmulo desses materiais, como, por exemplo, a dengue”, explica a gerente da Coleta Seletiva em Sobral, Cirliane Viana. 


A Coleta Seletiva Pontual é um serviço diferenciado oferecido pela Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconv), em parceria com a Associação dos Agentes Ambientais da Região Leste de Sobral (Agamsol). Os distritos de Aracatiaçu e Taperuaba já recebem a ação, que consiste na coleta porta em porta de resíduos recicláveis. A coleta é realizada por 100 catadores que reciclam o material recolhido.