segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dom Vasconcelos Novo Bispo de Sobral toma posse em solenidade que reuniu mais de 8 mil fiéis

Com a presença de católicos de toda a Região Norte, o novo Bispo de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, tomou posse, no último sábado (29), durante uma missa campal realizada na praça da Catedral de Nossa Senhora da Conceição. A cerimônia reuniu mais 8 mil fiéis, dentre eles, o prefeito do Município, Veveu Arruda, e a governadora em exercício, Izolda Cela. O religioso é o oitavo bispo diocesano de Sobral. Ele substitui Dom Odelir José Magri, que esteve no cargo desde 2010 e foi transferido para Chapecó, em Santa Catarina.
Em sua homilia de início de ministério, Dom Vasconcelos destacou que sua missão em Sobral é servir a Deus estando sempre à disposição do outro. “Podemos dizer que mais importante que a minha vinda para Sobral é reafirmarmos nossa disposição pessoal de procurar viver unidos a Deus, de nos empenhar em fazer sua vontade, de nos colocar generosamente a serviço da Igreja e de todas as pessoas. Isso sim será relevante e fará a diferença para o aperfeiçoamento de nossa vida e de nossa missão como Igreja”, afirmou o novo bispo de Sobral.


Em sua fala, o Prefeito de Sobral fez referência à importância da Igreja Católica para a história do Município e desejou boas vindas ao Bispo. “Sobral deve muito a Igreja Católica, desde a sua fundação até os dias atuais, afinal, foi aqui que nasceu uma das maiores referências da história do catolicismo, o Padre Ibiapina, que seguiu a fundo os preceitos apostólicos, sendo um dos maiores evangelistas dos sertões. Em nome dele, e de todos os sobralenses, desejo que Dom Vasconcelos inicie em nossa cidade um novo tempo, de amor e solidariedade”, exaltou Veveu Arruda.


COMUNICADO IMPORTANTE – GRENDENE NÃO VAI DEMETIR NINGÉM DO 3º TURNO

Adicionar legenda
A Grendene, continuando seu papel de empresa transparente, sólida e responsável comunica que:
1. Vem investindo em construção, otimização e rearranjo do seu layout fabril de modo a aumentar sua capacidade produtividade e assim superar os desafios da economia nacional e mundial. Com estas medidas criamos a condição de concentrar os horários de produção para a área de Montagem em Sobral em apenas 2 turnos, sendo aberta a oportunidade aos colaboradores do 3º turno que trabalham no setor de Montagem para migrarem para os 1º e 2º turnos, onde já se concentram mais de 90% dos colaboradores diretamente ligados à fabricação de calçados.
2. O terceiro turno permanecerá funcionando normalmente com o setor de embalagem e injeção. Oscolaboradores cujos horários serão modificados foram os primeiros a saberem da decisão e perfazem 8% do quadro geral da empresa e 30% do efetivo do 3º turno.
3. Esta redistribuição de horários se dará sem redução do quadro de funcionários, pois todas as pessoas do setor de montagem poderão escolher os novos turnos em que desejam trabalhar e terão 90 dias para fazerem suas adequações, isto é, o setor de montagem do 3º turno continuará funcionando normalmente por mais três meses para que seja completada a migração proposta.
Com esta adequação de horários, feita ao longo de 3 meses, a Grendene espera manter todos os seus colaboradores e assim melhorar sua produtividade e competitividade global, continuando sua trajetória de contribuição para o desenvolvimento social e econômico de Sobral como tem feito há mais de 20 anos


Herbert Rocha -  Relações Públicas da Grendene S/A para Sobral

domingo, 30 de agosto de 2015

PEDIMOS SUA ORAÇÃO

Pedimos a VOCÊ e aos GRUPOS DE ORAÇÃO, em especial meus IRMÃOS DO TERÇO DOS HOMENS, ORAÇÃO pela saúde do comerciário e esposo de uma diretora de nossa entidade, DEOCLÉCIO VENÂNCIO PIMENTEL, que sofreu um tiro vitima de assalto.

                         Que DEUS os pague.  

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

CAMPANHA EM SOBRAL DA OAB E CAACE - DOE SANGUE!


NENHUM DIREITO A MENOS E MAIS AVANÇO SOCIAIS

O SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIÁRIO E SERVIÇO DE SOBRAL, ao longo de sua historia sempre se destacou, por suas conquistas e na defesa dos interesses de seus associados.


 Com base no lema UNIDADE LUTA E PARTICIPAÇÃO COM HUMILDADE as conquistas são frutos da confiança e apoio dos Trabalhadores (as) Comerciários... VENHAM  participar de nossas ASSEMBLEIAS



SINDICATO FORTE É SINDICATO COM TRABALHADOR!

FETRACE e entidades parceiras ( SECS – SOBRAL ) participam da 5ª Marcha das Margaridas

Mulheres do setor de comércio e serviços do Ceará participaram da 5ª Marcha das Margaridas, que ocorreu nos dias 11 e 12 de agosto, em Brasília. As trabalhadoras representaram Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (FETRACE) e seus sindicatos filiados.
No primeiro dia ocorreu o debate, com as 70 mil margaridas presentes, sobre os direitos das trabalhadoras, rurais e urbanas, e sobre a importância da defesa da democracia no atual cenário político nacional. O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e atual Presidente da Republica, Dilma Rousseff, estiveram presentes na marcha.
A tradicional Marcha das Margaridas, saindo do Estádio Mané Garrincha até o Congresso Nacional, ocorreu no segundo dia e as margaridas protestaram contra os ataques do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

FORTALEZA - 20 mil manifestantes dizem NÃO ao Golpe e marcham em defesa da democracia.



Liberdade e democracia foram as bandeiras levantadas na manifestação cearense, que levou milhares de pessoas às ruas do Centro e se encerrou na Praça do Ferreira, nesta quinta-feira (20/8).
LEIA! CURTA! COMPARTILHE! //www.cutceara.org.br/…/fortaleza-20-mil-manifestantes…

POSSE DA DIRETORIA COLEGIADA 2015/2018 DO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE SOBRAL


Dia 01 de Agosto de 2015 ocorreu no Sesc/Junco, a Solenidade da Posse da Direção Colegiada e também do Conselho Fiscal do Triênio 2015-2018 do SECS - Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Sobral e Mesorregião Noroeste do Estado do Ceará.


Estiveram presentes muitos comerciários, seus familiares e diversas lideranças políticas e sindicais de Sobral e do Ceará que foram prestigiar o evento.  Destacamos as presenças da Delegada Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Edilene Valentim; Deputado Estadual, Elmano Freitas; Sra. Sandra Lira, representando o Deputado Federal, Odorico Monteiro e da Líder do Prefeito de Sobral Clodoveu Arruda (Veveu) a Vereadora Christianne Coelho.


Leite de cabra produzido em Sobral servirá de matéria-prima para sorvete

A partir da caprinocultura, os produtores rurais do município de Sobral, ligados ao projeto ‘Cabra Nossa’ produzirão sorvete utilizando leite de cabra.
O projeto que inicialmente foi direcionado para recuperar crianças e idosos em condições de subnutrição, agora também irá gerar renda para a comunidade. A ideia faz parte de um estudo realizado por várias instituições de ensino superior juntamente com a Secretaria de Agricultura da cidade de Sobral, no norte cearense.
                                     Padre João Batista foi idealizador do Projeto "Cabra Nossa"
Por conta da estiagem de quatro anos consecutivos no estado, a professora Teresa Mota, lembra que a produção do leite caprino é mais viável em tempos de seca, por conta da maior resistência do animal. Segundo a Secretária de Agricultura de Sobral, Luiza Barreto, o produto terá um valor acessível para a comunidade e o preço do leite não será mais caro que o de vaca, como é veiculado no mercado convencional.
Através dos testes já realizados, o sabor dos sorvete também não muda quase nada. O leite de cabra se assemelha ao leite materno, sendo mais saudável.
Com Informações do Tribuna do CE


Sem ganhador, Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 31 milhões


O concurso 1.736 da Mega-Sena, sorteado na noite desta quarta-feira (26), na Grande São Paulo, não teve ganhador. Com isso, a previsão da Caixa Econômica Federal é que o próximo sorteio, no sábado (29), pague ao vencedor por volta de R$ 31 milhões. As dezenas sorteadas foram:

12 – 13 – 24 – 29 – 32 – 41  

Além da premiação principal, a loteria ainda entrega prêmios secundários para quem acertar quatro e cinco dezenas, respectivamente, na Quadra e na Quina da Mega-Sena.

Segundo a Caixa, 105 apostas acertaram a quina. Cada bilhete vai receber R$ 28.735,58. A quadra teve 6.581 apostas ganhadoras. O prêmio para cada um será de R$ 654,96

Para apostar
As apostas no concurso 1.732 da Mega Sena, que corre na próxima quarta-feira (12), podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio. Em Sobral, as apostas podem ser feitas na Loteria Pé Quente, na Praça Samuel Pontes. A aposta mínima custa R$ 3,50


Votorantim Cimentos promove 2º módulo de capacitação para lideranças comunitárias de Sobral

A Votorantim Cimentos promove o segundo módulo da capacitação em captação de recursos entre os dias 27 e 29 desse mês. O curso beneficia 24 lideranças do Conselho Comunitário e de outras instituições do município de Sobral (CE), localizado a 230 quilômetros de Fortaleza. Em Sobral, está instalada uma das fábricas mais importantes da empresa no Nordeste. O conselho, apoiado pela Votorantim Cimentos, é formado por representantes das comunidades de Vertentes, Aprazível, Paud’arco, Paud’arquinho e Sobral.



No segundo módulo, serão trabalhados modelos de propostas de projetos sociais, além de indicar metodologias e fontes de financiamento. “O objetivo é facilitar o acesso às instituições que oferecem recursos para esse tipo de iniciativa, como organizações não-governamentais, fundações privadas e públicas e agências que possuem linhas de crédito para o terceiro setor, cooperativismo e associativismo”, explica o gerente da Votorantim Cimentos em Sobral, Rafael Araújo.

Entre as principais dúvidas que serão esclarecidas, estão as recomendações para redação de uma boa proposta e a necessidade de objetividade, fundamentação, clareza e organização lógica das ideias. Outros pontos abordados são referentes às informações necessárias na proposta e como acessar editais.


FONTE: SOBRAL EM REVISTA 

PALAVRA DO DIA

Evangelho (Mt 24,42-51)


 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 42”Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.
45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor encontrar agindo assim, quando voltar. 47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

— Palavra da Salvação.


— Glória a vós, Senhor.


CÂMARA DE SOBRAL REALIZA SESSÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO SOLDADO


A Policia Militar em Sobral prendeu cerca de 800 pessoas e apreendeu cerca de 100 armas de fogo de janeiro a agosto de 2015. As informações foram prestadas pelo Cel. Carvalho Moura, comandante do 3º Batalhão de Policia Militar, sediado em Sobral, durante Sessão Especial da Câmara Municipal de Sobral, em comemoração ao Dia do Soldado, ocorrido nesta terça-feira (25).

Durante a solenidade, cerca de 25 policiais militares, entre soldados e oficiais, além de seis bombeiros, receberam dos edis sobralenses Diplomas de Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados a Sobral e a Zona Norte do Ceará.

A sessão especial foi presidida pelo vereador Paulo Vasconcelos, e coube a vereadora Christianne Coelho proferir a saudação aos homenageados, aproveitando para fazer um resumo da história do 3ª BPM e da Policia Militar. Também usaram da palavra o Ten. Cel. Carvalho Moura, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Sobral e o Ten. Cel. Mildson, comandante do Corpo de Bombeiros no interior cearense.


CUT se soma à campanha pela anulação do julgamento de Curuguaty

O secretário de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores, Antonio Lisboa, voltou a defender a imediata anulação do julgamento de Curuguaty, confronto ocorrido no acampamento de Marina Kue, onde morreram seis policiais e 11 camponeses no dia 15 de junho de 2012.
“O processo que será retomado na próxima semana está completamente viciado, inclusive com adulteração de provas. O julgamento está sendo manipulado claramente para criminalizar camponeses que lutam por seus direitos”, afirmou Lisboa.

Reiterando a importância da campanha internacional em solidariedade aos camponeses, o dirigente cutista frisou que a “meta do governo paraguaio, dos latifundiários e dos grandes meios de comunicação, que utilizaram o sangue derramado para justificar o impeachment do presidente Fernando Lugo, é penalizar os trabalhadores sem-terra com até 30 anos de prisão”. “O que aconteceu no Paraguai foi um golpe de Estado, orquestrado por uma elite retrógrada que se insurge contra qualquer avanço democrático, que é avessa à distribuição de renda e à justiça social”, assinalou Lisboa.
Curuguaty, produzido pelo Serviço de Justiça e Paz do Paraguai (Serpaj), traz elementos imprescindíveis para compreender o grau de manipulação a que a opinião pública vem sendo submetida. Vamos aos fatos:
1. As terras fazem parte da empresa Finca 30, da Industrial Paraguaya SA, que em agosto de 2007 doou dois mil hectares para a Armada Paraguaia. Até hoje seguem inscritas como se fossem da Industrial Paraguaya, sem que a Justiça tenha se manifestado sobre de quem é a propriedade, reivindicada para fins de reforma agrária. O fato é que até o momento da agressão policial as terras não pertenciam a Campos Morumbi nem poderia ter sido emitido documento para o despejo. O primeiro vício do processo é que o juiz José Benitez, de Curuguaty, havia aprovado uma investigação do local, não a retirada das famílias. O juiz determinou uma medida e a polícia executou outra. “Era bastante precisa a ordem: ir como para um combate”, declarou José Almada, soldado do GEO.
2. A versão de que os camponeses teriam preparado uma “emboscada”, divulgada pelo promotor Jalil Rachid é completamente fantasiosa. Para o advogado Vicente Morales, “35 camponeses com seus filhos e mulheres emboscarem 324 policiais com helicópteros, metralhadoras, coletes, capacetes, escudos e granadas me parece absurdo”.
3. Um helicóptero sobrevoou desde cedo o acampamento filmando e tirando fotos. Conforme gravação do comissário Roque Fleitas, chefe da Agrupação Aeroespacial, a aeronave estava equipada com sofisticada tecnologia e gravava todos os detalhes da operação. Ao mesmo tempo em que filmava, o helicóptero transmitia automaticamente para uma base de dados da polícia. A filmagem nunca apareceu. Semanas depois, o fiscal Rachid disse que o equipamento não estava funcionando.
4. Armados em situação de ataque, inclusive com fuzis automáticos, os policiais invadem em duas colunas. Os camponeses ficam cercados. Se escutam inicialmente tiros isolados e, logo depois, nove segundos de tiros de armas semiautomáticas que, conforme admitiu o próprio promotor, não foram encontradas com os camponeses.
5. Entre as “escandalosas irregularidades” apontadas pelos advogados estão algumas escopetas velhas e até uma arma de ar comprimido que não foram utilizadas, além de foices e facões. Entre o pacote de falsificações está o fato de que muitas coisas mudaram de lugar entre uma foto e outra, sempre para incriminar os camponeses, vários deles já mortos. No dia 25 de junho se incorporou como “evidência” uma escopeta calibre 12 achada próxima a Curuguaty e que, segundo o próprio dono, havia sido roubada no dia 22 de junho. Ou seja, uma arma pretensamente usada pelos camponeses jamais esteve com eles.
6. O promotor notifica a defesa no dia 16 de outubro de 2012 para que participe de uma “perícia fundamental” para o processo. Detalhe: dita “perícia” havia ocorrido quatro dias antes, no dia 12 de outubro.
7. “Não há conexão entre as supostas armas que dispararam com as balas que encontraram dentro dos corpos. Este nexo causal não existe”, enfatiza o advogado Vicente Morales. “O fiscal monta um cenário e sustenta uma tese onde a polícia é simplesmente vítima de um ataque”, concluiu.

SEC Fortaleza faz lançamento da Revista Phenix


O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza (SEC Fortaleza), através de sua Coordenação de Formação, irá realizar o lançamento da Revista Phenix, nessa quinta-feira (27/08), às 19 horas, na sede do sindicato (Av. Tristão Gonçalves, 803 – Centro).
Na ocasião, haverá debate com as historiadoras Adelaide Gonçalves (UFC) e Rafaela G. Lima, além de coquetel e sorteios de brindes literários.


 

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Finanças aprova proposta que amplia saques do FGTS em casos de desastres naturais


          A Comissão de Finanças e Tributação aprovou na quarta-feira (19) o Projeto de Lei 7343/10, do Senado, que inclui os deslizamentos de encosta e as quedas de barreira entre os desastres naturais que permitirão ao trabalhador sacar dinheiro da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
  




     A relatora na comissão, deputada Tia Eron (PRB-BA), defendeu a aprovação da proposta, pela matéria não apresentar implicações financeiras ou orçamentárias às finanças públicas federais.
   Quanto ao mérito, a parlamentar ressaltou o alcance social da proposição: “Ao se explicitar quais seriam os eventos que, inegavelmente, possibilitariam acesso aos recursos do FGTS, ganha-se em transparência e celeridade no processo de movimentação da conta do trabalhador junto à Caixa Econômica Federal. É extremamente benéfica aos lesados por desastres naturais, e que ainda tem o mérito de reduzir a margem de discricionariedade por parte do banco gestor”, defendeu Tia Eron.
   O Decreto 5.113/04, que regulamenta a Lei do FGTS (Lei 8.036/90), deixou de fora eventos decorrentes de desastres naturais comuns no Brasil, como o deslizamento de encostas e a queda de barreiras.
   A legislação estabelece os desastres naturais que dão direito ao saque do fundo: vendavais, tempestades (inclusive de granizo), furacões, trombas d'água, enchentes e inundações provocadas pela invasão do mar.

   Tramitação
 
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

FONTE – CONTRACS

PREFEITO DE SOBRAL RECEBE HOMENAGENS DE SINDICATOS DE TRABALHADORES RURAIS


Veveu Arruda foi homenageado pelo  Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Sobral, durante cerimônia de comemoração dos 50 anos da entidade, realizada no último sábado (22), no Clube do Sindicato dos Calçadistas de Sobral. Contando com a presença da secretária de Agricultura e Pecuária de Sobral, Luiza Barreto, do deputado estadual Moisés Braz, entre outras autoridades, o Prefeito de Sobral recebeu o reconhecimento graças ao trabalho desenvolvido junto aos agricultores, enquanto advogado.


Veveu atuou em causas voltadas para a reforma agrária, principalmente, em áreas de conflito, sempre na defesa dos agricultores. “Ele sempre estava no campo”, afirmou a presidente do Sindicato de Sobral, Albertina Teixeira. “Não era um advogado que atendia só em escritório. Ele ia sempre à luta numa época em que tínhamos muitos conflitos”, concluiu.

Além do Gestor Municipal, foram homenageadas outras oito personalidades que fizeram parte da história e das lutas do sindicato no Município, dentre elas a primeira mulher presidente, Luiza Carneiro Gabriel, e a ex-funcionária, Maria Vilmar de Araújo Martins, que dedicou 30 anos de sua vida ao sindicado.

Em Groaíras


 Na manhã do mesmo dia, o Prefeito recebeu outra homenagem. Durante a comemoração dos 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Groaíras, Veveu foi lembrado como um dos maiores apoiadores da luta dos agricultores pela conquista da terra.  Durante a solenidade, foram homenageados ainda, o prefeito de Groaíras, Adail Albuquerque Melo, o diretor de Política Agrária e Meio Ambiente da FETRAECE, José Ferreira de Matos, e outras 12 pessoas, entre funcionários, sócios fundadores, ex-funcionários.

IMPRESSIONANTE - Pela primeira vez, cientistas criam cérebro humano em laboratório


O cérebro humano é o órgão mais complexo de todos e, em termos de conhecimento científico, pode-se dizer que ainda sabemos pouco sobre seu funcionamento. Recentemente, porém, um grupo de cientistas conseguiu uma façanha surpreendente: pela primeira vez, um cérebro humano foi criado em laboratório.


  Parece roteiro de ficção científica, mas é verdade. De acordo com informações do The Independent, o órgão é uma espécie de miniatura, tem o tamanho de uma borracha daquelas que são acopladas a alguns lápis e contém 99% dos genes presentes no cérebro de um feto humano, com uma estrutura já identificável.
  A expectativa é a de que esse cérebro seja útil nos estudos voltados a doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer e o Parkinson. Acredita-se também que a estrutura poderá servir como base para uma melhor compreensão a respeito do autismo.
  De acordo com o professor Rene Anand, que comanda o experimento com outros cientistas da Universidade Estadual de Ohio, a estrutura não apenas se parece com um cérebro em desenvolvimento. Ela também tem as mesmas células e quase todos os genes contidos no cérebro humano.
   Anand explica também que uma das dificuldades maiores relacionadas aos estudos do cérebro está no fato de que é difícil compreender as funções específicas do órgão de uma pessoa morta ou por exames de imagem, apenas. Nesse aspecto, o cérebro criado em laboratório poderá ser mais bem explorado enquanto vivo, o que é um avanço gigantesco para a neurociência e a medicina como um todo.
   Por enquanto, cientistas estudam o cérebro de ratos, que têm estruturas anatômicas muito semelhantes às nossas. Ainda assim, como estamos falando de semelhanças, estudar o cérebro humano com base em uma estrutura 99% parecida com a do órgão pensante de uma pessoa de verdade vai ser um grande progresso.


terça-feira, 25 de agosto de 2015

SEMINÁRIO DEBATE CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA 2016

     Na próxima sexta-feira (28/08), a Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (FETRACE) irá realizar o Seminário da Campanha Salarial Unificada 2016.

    Com início às 8 horas, no auditório da sede da FETRACE  (Rua Padre Mororó, 1055 – Centro), o seminário vai discutir a conjuntura econômica e os cenários das negociações coletivas; o perfil do trabalhador no comércio; bandeiras de reivindicações e o calendário de mobilizações.
   Todos os sindicatos filiados à Fetrace e seus dirigentes foram convocados a participar do seminário que se encerrará às 17 horas do mesmo dia.


Aprendizagem profissional amplia inserção de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho


O Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa, que será lançado nesta terça-feira (28), vai beneficiar também pessoas com alguma deficiência. O programa vai oferecer oportunidades para que adolescentes e jovens em vulnerabilidade social – de abrigos, resgatados do trabalho infantil, adolescentes egressos do cumprimento de medidas socioeducativas e pessoas com deficiência – tenham acesso ao mercado de trabalho e à qualificação profissional nas melhores escolas técnicas do País. 



Qualquer pessoa com deficiência pode ser aprendiz, a partir dos 14 anos, desde que não tenha exercido essa função anteriormente. No caso das pessoas com esse perfil, no entanto, não existe um limite máximo de idade e ela pode ter mais de 24 anos – limite máximo para os demais aprendizes.

Pessoas com deficiência vão receber, apenas pelo período em que estão na empresa, o horário dedicado ao ensino não é remunerado. “Esse rendimento é chamado de salário-mínimo hora e varia regionalmente e de acordo com a convenção da categoria profissional envolvida”, explica André Igreja, coordenador-geral para Parcerias Empresariais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“Em compensação, eles têm o direito de somar, aos rendimentos, o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC)”, completa. O BPC assegura a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que obstrua sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. Idosos, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, também podem ter direito.

As pessoas com deficiência também não precisam cumprir requisito de escolaridade para se inscrever – a recusa de matrícula é vedada e está condicionada à sua capacidade de aproveitamento. “Vale destacar que 51% dos aprendizes com deficiência permanecem na mesma empresa como trabalhadores contratados, enquanto 81% continuam no mercado de trabalho, o que comprova a importância da política para esse grupo”, destaca Igreja.

A aprendizagem proporciona às pessoas com deficiência a oportunidade de acesso ao ensino técnico-profissional, que inclui um contrato com 2 anos de duração, para que ele possa colocar na prática aquilo que está aprendendo. De acordo com a Portaria MTE 723/2012, a carga horária teórica mínima para os cursos de aprendizagem é de 400 horas, distribuídas no decorrer de todo o período do contrato. Os adolescentes entre 14 e 16 anos incompletos têm no contrato de aprendizagem a única forma de trabalho admitida pela Constituição Federal. O contrato de aprendizagem é firmado entre empregador, aprendiz, entidade educacional ou formadora e foi instituído pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943.

Pronatec Aprendiz – O programa Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa será lançado nesta terça-feira (28), numa cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença da presidenta Dilma e do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. Na primeira etapa do programa serão disponibilizadas 15 mil vagas, em 81 municípios, selecionados de acordo com a classificação no Mapa da Violência. O foco principal é atender jovens entre 14 e 18 anos matriculados na rede pública de ensino, com prioridade para aqueles em situação de vulnerabilidade social.

O programa é um desdobramento do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), e fruto de uma parceria entre os ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), da Educação (MEC), e Desenvolvimento Social (MDS) e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE).




segunda-feira, 24 de agosto de 2015

SOBRAL TERÁ PRIMEIRO AEROPORTO DO BRASIL NO PLANO DE AVIAÇÃO REGIONAL


Para tratar da implantação do novo aeroporto de Sobral, o prefeito Veveu participou, nesta quinta-feira (20), em Brasília, de reunião com o Ministro de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, acompanhado do deputado federal, Leônidas Cristino, e do deputado estadual, Ivo Gomes. "Estamos garantindo uma infraestrutura logística para assegurar o desenvolvimento de Sobral e Região Norte, articulado com várias lideranças políticas. Teremos o prazer, de ainda como prefeito, dar início a esta tão importante obra", comemorou o Prefeito sobralense.


Contemplado no Plano de Aviação Regional, do Programa de Investimentos em Logística - Aeroportos ‘do Governo Federal, o novo aeroporto de Sobral será construído a cerca de 22 quilômetros do Centro da Cidade, próximo à rodovia CE-178. A área já foi aprovada pelo Comando da Aeronáutica (Comaer) e iniciados estudos técnicos para licitação do projeto e execução da obra. “Com a presença do prefeito, nós tivemos a oportunidade de constatar que a área do novo sítio aeroportuário, foi aceito pela Secretaria de Aviação Civil. Estamos desenvolvendo todos os estudos e queremos que, com a maior rapidez possível, se tenha, num sítio novo, um espaço muito maior, um aeroporto moderno, adaptado aos novos tempos, que terá habilitação internacional para receber voos. A grande novidade é que estamos projetando lá voos com avião a jato. Então teremos em Sobral, centro de uma região muito importante do Ceará, a possibilidade do deslocamento para o centro do país em aviões a jato", explicou Eliseu Padilha.
O prefeito Veveu Arruda já decretou como área de utilidade pública o terreno onde será construído o novo aeroporto de Sobral, que totaliza 557 hectares.  A previsão é de que, em meados de 2016, seja licitado o projeto para construção do equipamento. A obra, que irá beneficiar mais de 1,8 milhão de habitantes da Região Norte, representará um investimento de cerca de R$70 milhões.

O deputado estadual Ivo Gomes disse que saiu muito animado da reunião. "Esse aeroporto é muito importante porque coloca Sobral na rota da aviação civil do Brasil, seja regional ou nacional. Portanto, Sobral ficará ligada aos principais centros urbanos do país, com voos diretos, com escala ou conexão. E também será um atrativo a mais para novos investidores na região", avaliou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Sobral






                     Evangelho (Jo 1,45-51)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

— Palavra da Salvação.


— Glória a vós, Senhor.


Prefeitura de Sobral trouxe Domenico De Masi, uma das maiores autoridades mundiais em sociologia do trabalho.


A Prefeitura de Sobral irá realiza  HOJE segunda-feira (24), às 19h, palestra com o sociólogo do trabalho Domenico De Masi, internacionalmente reconhecido como um dos maiores pensadores contemporâneos sobre o trabalho e suas implicações nas vidas das pessoas, corporações e países. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Sobral e tem como tema 'O profissional competitivo: Conceitos modernos de gestão corporativa que mudarão sua maneira de enxergar o futuro'.  Direcionado para executivos regionais, CEOs e gestores de corporações públicas e privadas, o evento tem entrada gratuita.

Domenico De Masi é italiano, tem uma sólida carreira acadêmica, com publicações de significativos artigos e livros desde os 19 anos de idade e virá ao Brasil para a participar de dois eventos  sobre sociologia do trabalho. Além da palestra em Sobral,  ele também participará do ‘Seminário Futura Trends’, realizado pelo Grupo O Povo de Comunicação e a Fundação Demócrito Rocha.


PF CAÇA PREFEITA QUE ZOMBA PELA INTERNET



Polícia Federal (PF) reforçou a vigilância em aeroportos e rodoviárias do Maranhão para capturar a prefeita de Bom Jardim (MA) Lidiane Leite (PP), foragida desde quinta-feira (20), quando foi deflagrada a “Operação Éden”, que investiga denúncias de desvios de verbas da educação no Município.
Lidiane se tornou prefeita aos 22 anos, em 2012, depois que o namorado dela na época Beto Rocha, candidato a prefeito, teve a candidatura impugnada ao ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Ela assumiu o lugar dele e foi eleita.
Depois que assumiu o cargo, Lidiane passou a compartilhar fotos da nova rotina nas redes sociais. Nos perfis pessoais, ela escreveu: “eu compro é que eu quiser. Gasto sim com o que eu quero. Tô nem aí pra o que achem. Beijinho no ombro pros recalcados”. Em outro post, ela diz: “devia era comprar um carro mais luxuoso pq graças a Deus o dinheiro ta sobrando”.
Segundo o delegado Ronildo Lajes, a repercussão nacional do caso acelerou a deflagração da operação. “Mesmo sendo policiais federais, somos humanos e estamos absolutamente indignados porque chegou ao nosso conhecimento que as crianças estavam sendo dispensadas mais cedo das aulas por falta de alimentação”, revelou o delegado Fabrizio Garbi ao G1.

Fonte – G1

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

AS MULHERES SOBRALENSES MARCARAM PRESENÇA NA “V MARCHA DAS MARGARIDAS” EM BRASÍLIA



O nome do movimento foi em homenagem à Margarida Maria Alves, uma agricultora e esteve a frente do Sindicato dos Trabalhadores(as) de Alagoa Grande/PA por mais de 10 anos. Também foi  Presidenta do citado sindicato, lutou pelo fim da violência no campo, pelo direitos trabalhistas e carteira assinada para agricultores. Sendo assassinada a mando de latifundiários em 12/08/1983, Margarida dizia que "É melhor morrer na luta do que morrer de fome."
Neste ano a marcha começou no dia 11/08/2015 (terça-feira), quando ocorreu a abertura da Marcha das Margaridas no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Já no dia 12/08 (quarta-feira) pela manhã elas seguiram em marcha para a Esplanada dos Ministérios e retornaram à tarde de volta ao estádio, onde recebem a Presidenta Dilma para dar resposta às suas exigências.
 Considerada a maior manifestação pelos direitos da mulher do mundo, reuniram-se mais de setenta mil pessoas, oriundas de diversas regiões do Brasil. Manifestação composta por mulheres agricultoras, indígenas, quilombolas, estudantes universitárias, sindicalistas e grupos de feministas.  O movimento foi organizado pela CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e esta na sua quinta edição.
Caravanas de mulheres do movimento social e sindical de Sobral e da Região Noroeste do Ceará se articularam com o objetivo de representar Sobral e nossa Região Noroeste na “V Marcha das Margaridas” em Brasília.

Fonte foto: fanpage Sindicato dos Comerciários de Sobral e Mesoregião

Dirigido pelo atuante sindicalista Hudson Hélio, o SECS Sobral - Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviço de Sobral Mesorregião Noroeste também participou da marcha.  Foi representado pelas sindicalistas sobralenses Roseane de Souza, Renata Almeida e Lucelita Alcântara - Diretora do NUVAM – Núcleo de Valorização da Mulher Comerciária de Sobral.
  
Fonte foto: facebook Albertina Teixeira


O STTRS – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sobral também marca a presença na marcha. A atual Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sobral, Albertina Teixeira, viajou para Brasília com uma caravana de agricultoras familiares e sindicalistas de diversas localidades do interior do Ceará.

Fonte foto: facebook Ana Barros

Também foi a Brasília participar do movimento, a sobralense e militante social Ana Lúcia Barros Maciel, quando morava em Sobral participou das CEB’s – Comunidade Eclesial de Base, foi uma das fundadoras da AESC – Associação dos Empregados da Santa Casa e também atuou no Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Ceará. Além de ter contribuído com a cultura de nossa terrinha, quando participava de grupos teatrais. Atualmente Aninha mora em Fortaleza, onde faz parte da Secretaria das Mulheres do PT Ceará.

É pouco conhecida, apesar da “Marcha das Margaridas” ser uma grande manifestação, ocorre desde o ano 2000, sendo pouco divulgada pela grande mídia.  Neste ano o movimento aconteceu num momento muito polêmico para toda a conjuntura política brasileira. Ocorreram discussões sobre o impeachment e afirmou-se apoio a Presidenta Dilma Roussef (PT).  
Tem como principais reivindicações a agilidade da reforma agrária, desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade de direitos e liberdade.  Também fizeram outras exigências, como: Garantia permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, sem comprometer outras necessidades essenciais; acesso a terra e valorização da agroecologia, uma educação que não discrimine as mulheres, o fim da violência sexista, o acesso à saúde, a ser ou não ser mãe com segurança e respeito; autonomia econômica, trabalho, renda, democracia e participação política.
Protestaram contra a falta de ética na política, contra a onda de conservadorismo e inversão de valores que poderá levar ao retrocesso das conquistas sociais históricas.  Na ocasião viraram as costas para o congresso em ato de protesto, gritaram palavras de ordem contra a terceirização, críticas à maioridade penal, também levaram faixas pedindo a cabeça do Deputado Eduardo Cunha, contra a violência doméstica, contra o racismo, não ao Golpe e faixas de apoio a Presidenta Dilma

Fonte vídeo: Palácio do Planalto

Após um ano de muitas discussões promovidas pela CONTAG e diversas outras entidades parceiras com o objetivo de organizar um “Caderno com pauta de todas as Reivindicações da Marcha das Margaridas”, que foi entregue ao Governo Federal e ao Congresso Nacional.  

Fonte: Gazetasobral.blogspot.com