Com a
presença de católicos de toda a Região Norte, o novo Bispo de Sobral, Dom José
Luiz Gomes de Vasconcelos, tomou posse, no último sábado (29), durante uma
missa campal realizada na praça da Catedral de Nossa Senhora da Conceição. A
cerimônia reuniu mais 8 mil fiéis, dentre eles, o prefeito do Município, Veveu
Arruda, e a governadora em exercício, Izolda Cela. O religioso é o oitavo bispo
diocesano de Sobral. Ele substitui Dom Odelir José Magri, que esteve no cargo
desde 2010 e foi transferido para Chapecó, em Santa Catarina.
Em sua homilia de início de
ministério, Dom Vasconcelos destacou que sua missão em Sobral é servir a Deus
estando sempre à disposição do outro. “Podemos dizer que mais importante que a
minha vinda para Sobral é reafirmarmos nossa disposição pessoal de procurar
viver unidos a Deus, de nos empenhar em fazer sua vontade, de nos colocar
generosamente a serviço da Igreja e de todas as pessoas. Isso sim será
relevante e fará a diferença para o aperfeiçoamento de nossa vida e de nossa
missão como Igreja”, afirmou o novo bispo de Sobral.
Em sua fala, o Prefeito de
Sobral fez referência à importância da Igreja Católica para a história do
Município e desejou boas vindas ao Bispo. “Sobral deve muito a Igreja Católica,
desde a sua fundação até os dias atuais, afinal, foi aqui que nasceu uma das
maiores referências da história do catolicismo, o Padre Ibiapina, que seguiu a
fundo os preceitos apostólicos, sendo um dos maiores evangelistas dos sertões.
Em nome dele, e de todos os sobralenses, desejo que Dom Vasconcelos inicie em
nossa cidade um novo tempo, de amor e solidariedade”, exaltou Veveu Arruda.
A Grendene, continuando
seu papel de empresa transparente, sólida e responsável comunica que:
1. Vem investindo em
construção, otimização e rearranjo do seu layout fabril de modo a aumentar sua
capacidade produtividade e assim superar os desafios da economia nacional e mundial. Com estas
medidas criamos a condição de concentrar os horários de produção para a área de
Montagem em Sobral em apenas 2 turnos, sendo aberta a oportunidade aos
colaboradores do 3º turno que trabalham no setor de Montagem para migrarem para
os 1º e 2º turnos, onde já se concentram mais de 90% dos colaboradores
diretamente ligados à fabricação de calçados.
2. O terceiro turno
permanecerá funcionando normalmente com o setor de embalagem e injeção. Oscolaboradores cujos horários serão
modificados foram os primeiros a saberem da decisão e perfazem 8% do quadro
geral da empresa e 30% do efetivo do 3º turno.
3. Esta redistribuição de
horários se dará sem redução do quadro de funcionários, pois todas as pessoas
do setor de montagem poderão escolher os novos turnos em que
desejam trabalhar e terão 90 dias para fazerem suas adequações, isto é, o setor
de montagem do 3º turno continuará funcionando normalmente por mais três meses
para que seja completada a migração proposta.
Com esta adequação de
horários, feita ao longo de 3 meses, a Grendene espera manter todos os seus
colaboradores e assim melhorar sua produtividade e competitividade global,
continuando sua trajetória de contribuição para o desenvolvimento social e
econômico de Sobral como tem feito há mais de 20 anos
Herbert Rocha - Relações
Públicas da Grendene S/A para Sobral
Pedimos a VOCÊ e aos GRUPOS DE ORAÇÃO, em especial meus IRMÃOS
DO TERÇO DOS HOMENS, ORAÇÃO pela saúde do comerciário e esposo de uma diretora de nossa entidade, DEOCLÉCIO VENÂNCIO PIMENTEL, que sofreu um tiro vitima de assalto.
O SINDICATO
DOS EMPREGADOS NO COMERCIÁRIO E SERVIÇO DE SOBRAL, ao longo de sua historia
sempre se destacou, por suas conquistas e na defesa dos
interesses de seus associados.
Com
base no lema UNIDADE LUTA E PARTICIPAÇÃOCOM HUMILDADE as conquistas são
frutos da confiança e apoio dos Trabalhadores (as) Comerciários... VENHAM participar de nossas ASSEMBLEIAS
Mulheres
do setor de comércio e serviços do Ceará participaram da 5ª Marcha das
Margaridas, que ocorreu nos dias 11 e 12 de agosto, em Brasília. As
trabalhadoras representaram Federação dos Trabalhadores, Empregados e
Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (FETRACE) e seus
sindicatos filiados.
No primeiro dia ocorreu o debate, com as 70 mil margaridas presentes, sobre os
direitos das trabalhadoras, rurais e urbanas, e
sobre a importância da defesa da democracia no atual cenário político nacional.
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e atual Presidente da Republica,
Dilma Rousseff, estiveram presentes na marcha. A tradicional Marcha das Margaridas, saindo do
Estádio Mané Garrincha até o Congresso Nacional, ocorreu no segundo dia e as
margaridas protestaram contra os ataques do presidente da Câmara Federal,
Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Liberdade e democracia foram as bandeiras
levantadas na manifestação cearense, que levou milhares de pessoas às ruas do
Centro e se encerrou na Praça do Ferreira, nesta quinta-feira (20/8).
Dia 01 de Agosto de 2015 ocorreu no Sesc/Junco, a
Solenidade da Posse da Direção Colegiada e também do Conselho Fiscal do Triênio
2015-2018 do SECS - Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços de Sobral e
Mesorregião Noroeste do Estado do Ceará.
Estiveram presentes muitos comerciários, seus
familiares e diversas lideranças políticas e sindicais de Sobral e do Ceará que
foram prestigiar o evento. Destacamos as presenças da Delegada Regional
do Ministério do Trabalho e Emprego, Edilene Valentim; Deputado Estadual,
Elmano Freitas; Sra. Sandra Lira, representando o Deputado Federal, Odorico
Monteiro e da Líder do Prefeito de Sobral Clodoveu Arruda (Veveu) a Vereadora
Christianne Coelho.
A partir da
caprinocultura, os produtores rurais do município de Sobral, ligados ao projeto
‘Cabra Nossa’ produzirão sorvete utilizando leite de cabra.
O projeto que
inicialmente foi direcionado para recuperar crianças e idosos em condições de
subnutrição, agora também irá gerar renda para a comunidade. A ideia faz parte
de um estudo realizado por várias instituições de ensino superior juntamente
com a Secretaria de Agricultura da cidade de Sobral, no norte cearense.
Padre João Batista foi idealizador do Projeto "Cabra Nossa"
Por conta da estiagem
de quatro anos consecutivos no estado, a professora Teresa Mota, lembra que a
produção do leite caprino é mais viável em tempos de seca, por conta da maior
resistência do animal. Segundo a Secretária de Agricultura de Sobral,
Luiza Barreto, o produto terá um valor acessível para a comunidade e o preço do
leite não será mais caro que o de vaca, como é veiculado no mercado
convencional.
Através dos testes já
realizados, o sabor dos sorvete também não muda quase nada. O leite de cabra se
assemelha ao leite materno, sendo mais saudável. Com Informações do Tribuna do CE
O concurso
1.736 da Mega-Sena, sorteado na noite desta quarta-feira (26), na Grande São
Paulo, não teve ganhador. Com isso, a previsão da Caixa Econômica Federal é que
o próximo sorteio, no sábado (29), pague ao vencedor por volta de R$ 31
milhões. As dezenas sorteadas foram:
12 – 13 – 24 – 29 – 32 – 41
Além da
premiação principal, a loteria ainda entrega prêmios secundários para quem
acertar quatro e cinco dezenas, respectivamente, na Quadra e na Quina da
Mega-Sena.
Segundo a
Caixa, 105 apostas acertaram a quina. Cada bilhete vai receber R$ 28.735,58. A
quadra teve 6.581 apostas ganhadoras. O prêmio para cada um será de R$ 654,96
Para apostar
As apostas
no concurso 1.732 da Mega Sena, que corre na próxima quarta-feira (12), podem
ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio. Em Sobral, as apostas
podem ser feitas na Loteria Pé Quente, na Praça Samuel Pontes. A aposta mínima
custa R$ 3,50
A Votorantim Cimentos promove o segundo módulo da
capacitação em captação de recursos entre os dias 27 e 29 desse mês. O curso
beneficia 24 lideranças do Conselho Comunitário e de outras instituições do
município de Sobral (CE), localizado a 230 quilômetros de Fortaleza. Em Sobral,
está instalada uma das fábricas mais importantes da empresa no Nordeste. O
conselho, apoiado pela Votorantim Cimentos, é formado por representantes das
comunidades de Vertentes, Aprazível, Paud’arco, Paud’arquinho e Sobral.
No segundo módulo, serão trabalhados modelos de
propostas de projetos sociais, além de indicar metodologias e fontes de
financiamento. “O objetivo é facilitar o acesso às instituições que oferecem
recursos para esse tipo de iniciativa, como organizações não-governamentais,
fundações privadas e públicas e agências que possuem linhas de crédito para o
terceiro setor, cooperativismo e associativismo”, explica o gerente da
Votorantim Cimentos em Sobral, Rafael Araújo.
Entre as principais dúvidas que serão esclarecidas,
estão as recomendações para redação de uma boa proposta e a necessidade de
objetividade, fundamentação, clareza e organização lógica das ideias. Outros
pontos abordados são referentes às informações necessárias na proposta e como
acessar editais.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo
Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos
seus discípulos: 42”Ficai atentos, porque não sabeis em que dia
virá o Senhor! 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a
que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa
fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na
hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.
45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor
colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na
hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor encontrar agindo
assim, quando voltar. 47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a
administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau
pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49e começar a bater nos
companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor
desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele
o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e
ranger de dentes”.
A Policia Militar em Sobral prendeu cerca de 800
pessoas e apreendeu cerca de 100 armas de fogo de janeiro a agosto de 2015. As
informações foram prestadas pelo Cel. Carvalho Moura, comandante do 3º Batalhão
de Policia Militar, sediado em Sobral, durante Sessão Especial da Câmara
Municipal de Sobral, em comemoração ao Dia do Soldado, ocorrido nesta
terça-feira (25).
Durante a solenidade, cerca de 25 policiais
militares, entre soldados e oficiais, além de seis bombeiros, receberam dos
edis sobralenses Diplomas de Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços
prestados a Sobral e a Zona Norte do Ceará.
A sessão especial foi presidida pelo vereador Paulo
Vasconcelos, e coube a vereadora
Christianne Coelho proferir a saudação aos homenageados, aproveitando para
fazer um resumo da história do 3ª BPM e da Policia Militar. Também usaram da
palavra o Ten. Cel. Carvalho Moura, comandante do 3º Batalhão de Polícia
Militar de Sobral e o Ten. Cel. Mildson, comandante do Corpo de Bombeiros no
interior cearense.
O secretário de Relações Internacionais da
Central Única dos Trabalhadores, Antonio Lisboa, voltou a defender a imediata
anulação do julgamento de Curuguaty, confronto ocorrido no acampamento de
Marina Kue, onde morreram seis policiais e 11 camponeses no dia 15 de junho de
2012.
“O
processo que será retomado na próxima semana está completamente viciado,
inclusive com adulteração de provas. O julgamento está sendo manipulado
claramente para criminalizar camponeses que lutam por seus direitos”, afirmou
Lisboa.
Reiterando
a importância da campanha internacional em solidariedade aos camponeses, o
dirigente cutista frisou que a “meta do governo paraguaio, dos latifundiários e
dos grandes meios de comunicação, que utilizaram o sangue derramado para
justificar o impeachment do presidente Fernando Lugo, é penalizar os
trabalhadores sem-terra com até 30 anos de prisão”. “O que aconteceu no
Paraguai foi um golpe de Estado, orquestrado por uma elite retrógrada que se
insurge contra qualquer avanço democrático, que é avessa à distribuição de
renda e à justiça social”, assinalou Lisboa.
Curuguaty, produzido pelo Serviço de Justiça
e Paz do Paraguai (Serpaj), traz elementos imprescindíveis para
compreender o grau de manipulação a que a opinião pública vem sendo submetida.
Vamos aos fatos:
1.
As terras fazem parte da empresa Finca 30, da Industrial Paraguaya SA, que em
agosto de 2007 doou dois mil hectares para a Armada Paraguaia. Até hoje seguem
inscritas como se fossem da Industrial Paraguaya, sem que a Justiça tenha se
manifestado sobre de quem é a propriedade, reivindicada para fins de reforma
agrária. O fato é que até o momento da agressão policial as terras não
pertenciam a Campos Morumbi nem poderia ter sido emitido documento para o
despejo. O primeiro vício do processo é que o juiz José Benitez, de Curuguaty,
havia aprovado uma investigação do local, não a retirada das famílias. O juiz
determinou uma medida e a polícia executou outra. “Era bastante precisa a
ordem: ir como para um combate”, declarou José Almada, soldado do GEO.
2. A
versão de que os camponeses teriam preparado uma “emboscada”, divulgada pelo promotor
Jalil Rachid é completamente fantasiosa. Para o advogado Vicente Morales, “35
camponeses com seus filhos e mulheres emboscarem 324 policiais com
helicópteros, metralhadoras, coletes, capacetes, escudos e granadas me parece
absurdo”.
3. Um
helicóptero sobrevoou desde cedo o acampamento filmando e tirando fotos.
Conforme gravação do comissário Roque Fleitas, chefe da Agrupação Aeroespacial,
a aeronave estava equipada com sofisticada tecnologia e gravava todos os
detalhes daoperação.
Ao mesmo tempo em que filmava, o helicóptero transmitia automaticamente para
uma base de dados da polícia. A filmagem nunca apareceu. Semanas depois, o
fiscal Rachid disse que o equipamento não estava funcionando.
4. Armados
em situação de ataque, inclusive com fuzis automáticos, os policiais invadem em
duas colunas. Os camponeses ficam cercados. Se escutam inicialmente tiros
isolados e, logo depois, nove segundos de tiros de armas semiautomáticas que,
conforme admitiu o próprio promotor, não foram encontradas com os camponeses.
5. Entre
as “escandalosas irregularidades” apontadas pelos advogados estão algumas
escopetas velhas e até uma arma de ar comprimido que não foram utilizadas, além
de foices e facões. Entre o pacote de falsificações está o fato de que muitas
coisas mudaram de lugar entre uma foto e outra, sempre para incriminar os
camponeses, vários deles já mortos. No dia 25 de junho se incorporou como
“evidência” uma escopeta calibre 12 achada próxima a Curuguaty e que, segundo o
próprio dono, havia sido roubada no dia 22 de junho. Ou seja, uma arma
pretensamente usada pelos camponeses jamais esteve com eles.
6. O
promotor notifica a defesa no dia 16 de outubro de 2012 para que participe de
uma “perícia fundamental” para o processo. Detalhe: dita “perícia” havia ocorrido
quatro dias antes, no dia 12 de outubro.
7. “Não
há conexão entre as supostas armas que dispararam com as balas que encontraram
dentro dos corpos. Este nexo causal não existe”, enfatiza o advogado Vicente
Morales. “O fiscal monta um cenário e sustenta uma tese onde a polícia é
simplesmente vítima de um ataque”, concluiu.
O Sindicato dos Comerciários
de Fortaleza (SEC Fortaleza), através de sua Coordenação de Formação, irá
realizar o lançamento da Revista Phenix, nessa quinta-feira (27/08), às 19
horas, na sede do sindicato (Av. Tristão Gonçalves, 803 – Centro).
Na ocasião, haverá debate
com as historiadoras Adelaide Gonçalves (UFC) e Rafaela G. Lima, além de
coquetel e sorteios de brindes literários.
A Comissão de Finanças e Tributação
aprovou na quarta-feira (19) o Projeto de Lei 7343/10, do Senado, que inclui os
deslizamentos de encosta e as quedas de barreira entre os desastres naturais
que permitirão ao trabalhador sacar dinheiro da conta vinculada do Fundo de
Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
A
relatora na comissão, deputada Tia Eron (PRB-BA), defendeu a aprovação da
proposta, pela matéria não apresentar implicações financeiras ou orçamentárias
às finanças públicas federais.
Quanto
ao mérito, a parlamentar ressaltou o alcance social da proposição: “Ao se
explicitar quais seriam os eventos que, inegavelmente, possibilitariam acesso
aos recursos do FGTS, ganha-se em transparência e celeridade no processo de
movimentação da conta do trabalhador junto à Caixa Econômica Federal. É
extremamente benéfica aos lesados por desastres naturais, e que ainda tem o
mérito de reduzir a margem de discricionariedade por parte do banco gestor”,
defendeu Tia Eron.
O
Decreto 5.113/04, que regulamenta a Lei do FGTS (Lei 8.036/90), deixou de fora
eventos decorrentes de desastres naturais comuns no Brasil, como o deslizamento
de encostas e a queda de barreiras.
A
legislação estabelece os desastres naturais que dão direito ao saque do fundo:
vendavais, tempestades (inclusive de granizo), furacões, trombas d'água,
enchentes e inundações provocadas pela invasão do mar.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo
e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de
Cidadania.
Veveu Arruda foi homenageado
pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras
Familiares de Sobral, durante cerimônia de comemoração dos 50 anos da entidade,
realizada no último sábado (22), no Clube do Sindicato dos Calçadistas de
Sobral. Contando com a presença da secretária de Agricultura e Pecuária de
Sobral, Luiza Barreto, do deputado estadual Moisés Braz, entre outras
autoridades, o Prefeito de Sobral recebeu o reconhecimento graças ao trabalho
desenvolvido junto aos agricultores, enquanto advogado.
Veveu atuou em causas
voltadas para a reforma agrária, principalmente, em áreas de conflito, sempre
na defesa dos agricultores. “Ele sempre estava no campo”, afirmou a presidente do Sindicato de Sobral, Albertina
Teixeira. “Não era um advogado que atendia só em escritório. Ele ia
sempre à luta numa época em que tínhamos muitos conflitos”, concluiu.
Além do Gestor Municipal, foram homenageadas outras oito
personalidades que fizeram parte da história e das lutas do sindicato no
Município, dentre elas a primeira mulher presidente, Luiza Carneiro Gabriel, e
a ex-funcionária, Maria Vilmar de Araújo Martins, que dedicou 30 anos de sua
vida ao sindicado.
Em Groaíras
Na manhã do mesmo dia, o
Prefeito recebeu outra homenagem. Durante a comemoração dos 50 anos do
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de
Groaíras, Veveu foi lembrado como um dos maiores apoiadores da luta dos
agricultores pela conquista da terra. Durante a solenidade, foram homenageados
ainda, o prefeito de Groaíras, Adail Albuquerque Melo, o diretor de Política
Agrária e Meio Ambiente da FETRAECE,
José Ferreira de Matos, e outras 12 pessoas, entre funcionários, sócios
fundadores, ex-funcionários.
O cérebro humano é o órgão
mais complexo de todos e, em termos de conhecimento científico, pode-se dizer
que ainda sabemos pouco sobre seu funcionamento. Recentemente, porém, um grupo
de cientistas conseguiu uma façanha surpreendente: pela primeira vez, um
cérebro humano foi criado em laboratório.
Parece roteiro de ficção científica, mas é
verdade. De acordo com informações do The Independent, o órgão é uma espécie de
miniatura, tem o tamanho de uma borracha daquelas que são acopladas a alguns
lápis e contém 99% dos genes presentes no cérebro de um feto humano, com uma
estrutura já identificável.
A expectativa é a de que esse cérebro seja
útil nos estudos voltados a doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer e o
Parkinson. Acredita-se também que a estrutura poderá servir como base para uma
melhor compreensão a respeito do autismo.
De acordo com o professor Rene Anand, que
comanda o experimento com outros cientistas da Universidade Estadual de Ohio, a
estrutura não apenas se parece com um cérebro em desenvolvimento. Ela também
tem as mesmas células e quase todos os genes contidos no cérebro humano.
Anand explica também que uma das
dificuldades maiores relacionadas aos estudos do cérebro está no fato de que é
difícil compreender as funções específicas do órgão de uma pessoa morta ou por
exames de imagem, apenas. Nesse aspecto, o cérebro criado em laboratório poderá
ser mais bem explorado enquanto vivo, o que é um avanço gigantesco para a
neurociência e a medicina como um todo.
Por enquanto, cientistas estudam o cérebro
de ratos, que têm estruturas anatômicas muito semelhantes às nossas. Ainda
assim, como estamos falando de semelhanças, estudar o cérebro humano com base
em uma estrutura 99% parecida com a do órgão pensante de uma pessoa de verdade
vai ser um grande progresso.
Na próxima sexta-feira (28/08), a
Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do
Estado do Ceará (FETRACE) irá
realizar o Seminário da Campanha Salarial Unificada 2016.
Com início às 8 horas, no auditório da sede
da FETRACE (Rua Padre Mororó, 1055 –
Centro), o seminário vai discutir a conjuntura econômica e os cenários das
negociações coletivas; o perfil do trabalhador no comércio; bandeiras de
reivindicações e o calendário de mobilizações.
Todos os sindicatos filiados à Fetrace e
seus dirigentes foram convocados a participar do seminário que se encerrará às
17 horas do mesmo dia.
O Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa, que será
lançado nesta terça-feira (28), vai beneficiar também pessoas com alguma
deficiência. O programa vai oferecer oportunidades para que adolescentes e
jovens em vulnerabilidade social – de abrigos, resgatados do trabalho infantil,
adolescentes egressos do cumprimento de medidas socioeducativas e pessoas com
deficiência – tenham acesso ao mercado de trabalho e à qualificação
profissional nas melhores escolas técnicas do País.
Qualquer pessoa com deficiência pode ser aprendiz, a partir dos 14 anos, desde
que não tenha exercido essa função anteriormente. No caso das pessoas com esse
perfil, no entanto, não existe um limite máximo de idade e ela pode ter mais de
24 anos – limite máximo para os demais aprendizes.
Pessoas com deficiência vão receber, apenas pelo período em que estão na
empresa, o horário dedicado ao ensino não é remunerado. “Esse rendimento é
chamado de salário-mínimo hora e varia regionalmente e de acordo com a
convenção da categoria profissional envolvida”, explica André Igreja,
coordenador-geral para Parcerias Empresariais do Ministério do Trabalho e
Emprego (MTE).
“Em compensação, eles têm o direito de somar, aos rendimentos, o Benefício de
Prestação Continuada da Assistência Social (BPC)”, completa. O BPC assegura a
transferência mensal de 1 (um) salário mínimo à pessoa com deficiência, de
qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental,
intelectual ou sensorial, que obstrua sua participação plena e efetiva na
sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. Idosos, com 65
(sessenta e cinco) anos ou mais, também podem ter direito.
As pessoas com deficiência também não precisam cumprir requisito de
escolaridade para se inscrever – a recusa de matrícula é vedada e está
condicionada à sua capacidade de aproveitamento. “Vale destacar que 51% dos
aprendizes com deficiência permanecem na mesma empresa como trabalhadores contratados,
enquanto 81% continuam no mercado de trabalho, o que comprova a importância da
política para esse grupo”, destaca Igreja.
A aprendizagem proporciona às pessoas com deficiência a oportunidade de acesso
ao ensino técnico-profissional, que inclui um contrato com 2 anos de duração,
para que ele possa colocar na prática aquilo que está aprendendo. De acordo com
a Portaria MTE 723/2012, a carga horária teórica mínima para os cursos de
aprendizagem é de 400 horas, distribuídas no decorrer de todo o período do
contrato. Os adolescentes entre 14 e 16 anos incompletos têm no contrato de
aprendizagem a única forma de trabalho admitida pela Constituição Federal. O
contrato de aprendizagem é firmado entre empregador, aprendiz, entidade
educacional ou formadora e foi instituído pela Consolidação das Leis do
Trabalho (CLT), em 1943.
Pronatec Aprendiz – O programa Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena
Empresa será lançado nesta terça-feira (28), numa cerimônia no Palácio do
Planalto, com a presença da presidenta Dilma e do ministro do Trabalho e
Emprego, Manoel Dias. Na primeira etapa do programa serão disponibilizadas 15
mil vagas, em 81 municípios, selecionados de acordo com a classificação no Mapa
da Violência. O foco principal é atender jovens entre 14 e 18 anos matriculados
na rede pública de ensino, com prioridade para aqueles em situação de
vulnerabilidade social.
O programa é um desdobramento do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao
Ensino Técnico e Emprego), e fruto de uma parceria entre os ministérios do
Trabalho e Emprego (MTE), da Educação (MEC), e Desenvolvimento Social (MDS) e a
Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE).
Para tratar da implantação do novo aeroporto de Sobral, o prefeito Veveu
participou, nesta quinta-feira (20), em Brasília, de reunião com o Ministro de
Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, acompanhado do
deputado federal, Leônidas Cristino, e do deputado estadual, Ivo Gomes. "Estamos
garantindo uma infraestrutura logística para assegurar o desenvolvimento de
Sobral e Região Norte, articulado com várias lideranças políticas. Teremos o
prazer, de ainda como prefeito, dar início a esta tão importante obra", comemorou
o Prefeito sobralense.
Contemplado no Plano de Aviação Regional, do Programa de Investimentos em
Logística - Aeroportos ‘do Governo Federal, o novo aeroporto de Sobral será
construído a cerca de 22 quilômetros do Centro da Cidade, próximo à rodovia
CE-178. A área já foi aprovada pelo Comando da Aeronáutica (Comaer) e iniciados
estudos técnicos para licitação do projeto e execução da obra. “Com a presença do prefeito, nós tivemos a
oportunidade de constatar que a área do novo sítio aeroportuário, foi aceito
pela Secretaria de Aviação Civil. Estamos desenvolvendo todos os estudos e
queremos que, com a maior rapidez possível, se tenha, num sítio novo, um espaço
muito maior, um aeroporto moderno, adaptado aos novos tempos, que terá habilitação
internacional para receber voos. A grande novidade é que estamos projetando lá
voos com avião a jato. Então teremos em Sobral, centro de uma região muito
importante do Ceará, a possibilidade do deslocamento para o centro do país em
aviões a jato", explicou Eliseu Padilha.
O prefeito Veveu Arruda já decretou como área de utilidade pública o
terreno onde será construído o novo aeroporto de Sobral, que totaliza 557
hectares. A previsão é de que, em meados de 2016, seja licitado o projeto
para construção do equipamento. A obra, que irá beneficiar mais de 1,8 milhão
de habitantes da Região Norte, representará um investimento de cerca de R$70
milhões.
O deputado estadual Ivo Gomes disse que saiu muito animado da reunião. "Esse aeroporto é muito importante
porque coloca Sobral na rota da aviação civil do Brasil, seja regional ou
nacional. Portanto, Sobral ficará ligada aos principais centros urbanos do
país, com voos diretos, com escala ou conexão. E também será um atrativo a mais
para novos investidores na região", avaliou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Sobral
Evangelho(Jo
1,45-51)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo
João.
— Glória a vós, Senhor.
45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse:
“Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus
de Nazaré, o filho de José”.
46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?”
Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para
ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael
perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te
chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael
respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi
debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus
continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos
de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
A Prefeitura de Sobral irá realiza HOJE segunda-feira (24), às 19h, palestra com
o sociólogo do trabalho Domenico De Masi, internacionalmente reconhecido como
um dos maiores pensadores contemporâneos sobre o trabalho e suas implicações
nas vidas das pessoas, corporações e países. O evento acontecerá no Centro de
Convenções de Sobral e tem como tema 'O profissional competitivo: Conceitos
modernos de gestão corporativa que mudarão sua maneira de enxergar o
futuro'. Direcionado para executivos regionais, CEOs e gestores de
corporações públicas e privadas, o evento tem entrada gratuita.
Domenico De Masi é italiano, tem uma
sólida carreira acadêmica, com publicações de significativos artigos e livros
desde os 19 anos de idade e virá ao Brasil para a participar de dois
eventos sobre sociologia do trabalho. Além da palestra em Sobral,
ele também participará do ‘Seminário Futura Trends’, realizado pelo Grupo O
Povo de Comunicação e a Fundação Demócrito Rocha.
Polícia Federal (PF) reforçou a
vigilância em aeroportos e rodoviárias do Maranhão para capturar a prefeita de
Bom Jardim (MA) Lidiane Leite (PP), foragida desde quinta-feira (20), quando
foi deflagrada a “Operação Éden”, que investiga denúncias de desvios de verbas
da educação no Município.
Lidiane se tornou prefeita aos 22 anos,
em 2012, depois que o namorado dela na época Beto Rocha, candidato a prefeito,
teve a candidatura impugnada ao ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Ela
assumiu o lugar dele e foi eleita.
Depois que assumiu o cargo, Lidiane
passou a compartilhar fotos da nova rotina nas redes sociais. Nos perfis
pessoais, ela escreveu: “eu compro é que eu quiser. Gasto sim com o que eu
quero. Tô nem aí pra o que achem. Beijinho no ombro pros recalcados”. Em outro
post, ela diz: “devia era comprar um carro mais luxuoso pq graças a Deus o
dinheiro ta sobrando”.
Segundo o delegado Ronildo Lajes, a
repercussão nacional do caso acelerou a deflagração da operação. “Mesmo sendo
policiais federais, somos humanos e estamos absolutamente indignados porque chegou
ao nosso conhecimento que as crianças estavam sendo dispensadas mais cedo das
aulas por falta de alimentação”, revelou o delegado Fabrizio Garbi ao G1.
O nome do movimento foi em homenagem à Margarida
Maria Alves, uma agricultora e esteve a frente do Sindicato dos
Trabalhadores(as) de Alagoa Grande/PA por mais de 10 anos. Também foi Presidenta do citado sindicato, lutou pelo
fim da violência no campo, pelo direitos trabalhistas e carteira assinada para
agricultores. Sendo assassinada a mando de latifundiários em 12/08/1983,
Margarida dizia que "É melhor morrer na luta do que morrer de fome."
Neste
ano a marcha começou no dia 11/08/2015 (terça-feira), quando ocorreu a abertura
da Marcha das Margaridas no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Já no dia
12/08 (quarta-feira) pela manhã elas seguiram em marcha para a Esplanada dos
Ministérios e retornaram à tarde de volta ao estádio, onde recebem a Presidenta
Dilma para dar resposta às suas exigências.
Considerada
a maior manifestação pelos direitos da mulher do mundo, reuniram-se mais de
setenta mil pessoas, oriundas de diversas regiões do Brasil. Manifestação
composta por mulheres agricultoras, indígenas, quilombolas, estudantes
universitárias, sindicalistas e grupos de feministas.O movimento foi organizado pela CONTAG –
Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura e esta na sua quinta
edição.
Caravanas
de mulheres do movimento social e sindical de Sobral e da Região Noroeste do
Ceará se articularam com o objetivo de representar Sobral e nossa Região
Noroeste na “V Marcha das Margaridas” em Brasília.
Fonte foto: fanpage Sindicato dos Comerciários de Sobral e Mesoregião
Dirigido
pelo atuante sindicalista Hudson Hélio, o SECS Sobral - Sindicato dos
Empregados no Comércio e Serviço de Sobral Mesorregião Noroeste também
participou da marcha. Foi representado
pelas sindicalistas sobralenses Roseane de Souza, Renata Almeida e Lucelita Alcântara - Diretora do NUVAM – Núcleo de Valorização da Mulher Comerciária de
Sobral.
Fonte foto: facebook Albertina Teixeira
O
STTRS – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sobral também marca
a presença na marcha. A atual Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e
Trabalhadoras Rurais de Sobral, Albertina Teixeira, viajou para Brasília com
uma caravana de agricultoras familiares e sindicalistas de diversas localidades
do interior do Ceará.
Fonte foto: facebook Ana Barros
Também
foi a Brasília participar do movimento, a sobralense e militante social Ana
Lúcia Barros Maciel, quando morava em Sobral participou das CEB’s – Comunidade
Eclesial de Base, foi uma das fundadoras da AESC – Associação dos Empregados da
Santa Casa e também atuou no Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Ceará.
Além de ter contribuído com a cultura de nossa terrinha, quando participava de
grupos teatrais. Atualmente Aninha mora em Fortaleza, onde faz parte da
Secretaria das Mulheres do PT Ceará.
É
pouco conhecida, apesar da “Marcha das Margaridas” ser uma grande manifestação,
ocorre desde o ano 2000, sendo pouco divulgada pela grande mídia. Neste ano o movimento aconteceu num momento
muito polêmico para toda a conjuntura política brasileira. Ocorreram discussões sobre o impeachment e afirmou-se apoio a Presidenta
Dilma Roussef (PT).
Tem
como principais reivindicações a agilidade da reforma agrária, desenvolvimento
sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade de direitos e
liberdade. Também fizeram outras
exigências, como: Garantia permanente a alimentos de qualidade e em
quantidade suficiente, sem comprometer outras necessidades essenciais; acesso a
terra e valorização da agroecologia, uma educação que não discrimine as
mulheres, o fim da violência sexista, o acesso à saúde, a ser ou não ser mãe
com segurança e respeito; autonomia econômica, trabalho, renda, democracia e
participação política.
Protestaram contra a falta de ética na política,
contra a onda de conservadorismo e inversão de valores que poderá levar ao
retrocesso das conquistas sociais históricas.
Na ocasião viraram as costas para o congresso em
ato de protesto, gritaram palavras de ordem contra a terceirização, críticas à
maioridade penal, também levaram faixas pedindo a cabeça do Deputado Eduardo
Cunha, contra a violência doméstica, contra o racismo, não ao Golpe e faixas de
apoio a Presidenta Dilma
Fonte vídeo: Palácio do Planalto
Após um ano de muitas discussões promovidas pela CONTAG e diversas outras
entidades parceiras com o objetivo de organizar um “Caderno com pauta de todas
as Reivindicações da Marcha das Margaridas”, que foi entregue ao Governo
Federal e ao Congresso Nacional. Fonte: Gazetasobral.blogspot.com