Trabalhadores com direito ao abono
salarial ano-base 2015 têm até quinta-feira (28) para sacar o beneficio. O
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou que esse é o prazo final e não
haverá nova prorrogação. Segundo o MTE, até o fim de novembro 1,4 milhão de
brasileiros com direito ao benefício ainda não tinham sacado o dinheiro.
Quem trabalhou na iniciativa privada em
2015 pode retirar o dinheiro em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou
em uma casa lotérica. Servidores públicos devem procurar o Banco do Brasil.
Cada trabalhador recebe valor proporcional à quantidade de meses trabalhados
formalmente naquele ano. Se a pessoa trabalhou o ano todo, recebe o valor na
íntegra. Quem trabalhou por seis meses, por exemplo, recebe metade do valor. Os
pagamentos variam de R$ 79 a R$ 937.
Para ter direito ao abono salarial
ano-base 2015, é preciso ter trabalhado formalmente em 2015 e atender a alguns
requisitos, como estar vinculado formalmente a uma empresa ou a um órgão
público por pelo menos 30 dias naquele ano, ter remuneração média de até dois
salários mínimos no período, estar inscrito no Programa de Integração Social
(PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há
pelo menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na
Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Para saber se tem direito ao benefício,
é possível fazer uma consulta ao site do Ministério do Trabalho com o número do
PIS ou do CPF e a data de nascimento. Também é possível obter informações nas
agências bancárias ou ligando para o Alô Trabalho, 158. As ligações são
gratuitas de telefone fixo em todo o país.
A Caixa Econômica Federal fornece a
informação aos beneficiários do PIS também pelo telefone 0800-726 02 07. O
Banco do Brasil atende os beneficiários do Pasep no número 0800-729 00 01.

Nenhum comentário:
Postar um comentário