Em 2015, o evento anual traz o lema
“Que país é esse que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”.
Concentração em Fortaleza será no dia 7 de setembro, às 7h30, na Praça do
Cristo Redentor
Em todo o
Brasil, os coordenadores estaduais e apoiadores do Grito dos/as Excluídos/as
finalizam os preparativos das ações para o 21º ano do movimento. O Grito é
realizado anualmente, sempre no dia 7 de setembro. Em 2015, ele traz o lema
“Que país é esse que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”. Em Fortaleza,
a concentração ocorrerá às 7h30 da próxima segunda-feira, na Praça do Cristo
Redentor, em frente ao Seminário da Prainha. A caminhada envolve a Articulação
das Pastorais Sociais, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e Organismos da
Arquidiocese de Fortaleza, com apoio de movimentos sociais e da CUT-CE.
O Grito
dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, um espaço
sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos
sociais comprometidos com as causas dos excluídos. Este ano, os principais
temas abordados são a violência, sobretudo extermínio da juventude; moradia,
apresentado pela população em situação de rua; e atuação da grande mídia.
A ideia é
chamar a atenção para a situação de violência que afeta sobretudo as juventudes
das periferias, bem como alerta para o poder que os meios de comunicação
exercem na manipulação da sociedade. A caminhada do dia 7 de setembro, em
Fortaleza, se une ao movimento nacional também para despertar a opinião pública
sobre as questões levantadas pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil
(CNBB) sobre a estrutura social em que vivemos – que mata e marginaliza.
Não à
exclusão do trabalhador e da trabalhadora
Embora a
classe trabalhadora seja sujeito de fundamental importância no desenvolvimento
da nação, historicamente é alvo vulnerável de violação de direitos e da
exploração do capital. Violação e exploração que se concretizam nas condições
precárias de trabalho e na falta de acesso aos direitos básicos da família, como
educação, saúde, moradia, lazer, levando milhões de brasileiros à exclusão
social.
Histórico
do Grito
A
proposta do Grito surgiu no Brasil, em 1994. O 1º Grito dos Excluídos foi
realizado em setembro de 1995, motivado pelo tema da Campanha da Fraternidade
do mesmo ano: “A Fraternidade e os Excluídos”. E para aprofundar os desafios
levantados na 2ª Semana Social Brasileira, cujo tema era “Brasil , alternativas
e protagonistas”, tendo como pano de fundo a simbologia da data do 7 de
setembro. A Assembleia Geral dos Bispos, em 1996, discutiu e aprovou o Grito
dos Excluídos dentro do projeto Rumo ao Novo Milênio. Em 1999, o Grito rompeu
fronteiras e estendeu-se para as Américas. Os temas do Grito, desde 1995, podem
ser consultados .
SERVIÇO:
O
quê: Grito dos Excluídos 2015
Tema: "Que
país é este, que mata gente, que a mpidia mente e nos consome?"
Quando: 7 de setembro de 2015 (segunda-feira)
Horário: a partir
das 7h30.
Onde e
como: concentração na Praça do Cristo Redentor, em frente ao Seminário
da Prainha e ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Previsão de saída –
8h30, percorrendo a Av. Monsenhor Tabosa, seguindo pegando a Rua Tibúrcio
Cavalcante e continuando até a altura do Náutico Atlético Cearense. O ato se
encerrará com a leitura da Carta incluindo as propostas e reivindicações como
síntese de resultado dos pré-Gritos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário