A Campanha
Brasileira do Laço Branco tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar
os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades
são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de
mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a equidade de
gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça,
segurança pública e direitos humanos.
A Campanha surgiu a
partir de um triste episódio. No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos
(Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de
Monteral, Canadá. Ele ordenou que os homens (aproximadamente 48) se retirassem da
sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando: "você são todas
feministas!?", ele começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14
mulheres, à queima roupa. Em seguida, suicidou-se. O rapaz deixou uma carta na
qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a idéia de ver
mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público
masculino.
O crime mobilizou a
opinião pública de todo o país. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se
organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a
mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o
laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento
contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.
Foi então lançada a
primeira Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign): homens pelo fim da
violência contra a mulher. Nas duas últimas décadas, a Campanha já foi
implementada em diferentes países: na Ásia (Índia, Japão e Vietnã), Europa
(Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Espanha, Bélgica, Alemanha, Inglaterra
e Portugal), África (Namíbia, Quênia, África do Sul e Marrocos), Oriente Médio
(Israel), Austrália e Estados Unidos. No Brasil, o lançamento oficial da
Campanha foi realizado em 2001.
Atividades
A Campanha do Laço
Branco realiza diferentes atividades para envolver os homens nas ações pelo fim
da violência sexista, para isso utiliza estratégias de comunicação em rede e
sensibilizações comunitárias, sobretudo com jovens do sexo masculino. Suas ações
são desenvolvidas em parceria com diferentes instituições, particularmente
organizações do Movimento de Mulheres.
As atividades são
realizadas ao longo de todo ano e especialmente entre os dias 25 de novembro
(Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher) e 6 de dezembro
(Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as
Mulheres), em que realiza:
·
Distribuição de laços brancos, camisetas e folhetos informativos
·
Realização de eventos públicos, caminhadas, debates, oficinas temáticas
sobre o envolvimento dos homens no fim da violência contra a mulher
·
Coleta de assinaturas e termos de adesão à campanha
·
Bloco do Laço Branco - Troça carnavalesca para divulgar as ações pelo
fim da violência no período momesmo
·
São João do Laço Branco - Em ritmo de forró, a campanha incentiva a
mobilização pelo fim da violência
·
Ato público de 06 de Dezembro - Dia Nacional de Mobilização dos Homens
pelo fim da Violência contra as Mulheres

Nenhum comentário:
Postar um comentário