Enquanto no Brasil, escolas que
"obrigam" alunos a ajudar na limpeza das salas são denunciadas por
pais e levantam debate sobre abuso, no Japão, atividades como varrer e passar
pano no chão, lavar o banheiro e servir a merenda fazem parte da rotina escolar
dos estudantes do ensino fundamental ao médio.
"Na escola, o aluno não estuda
apenas as matérias, mas aprende também a cuidar do que é público e a ser um cidadão
mais consciente", explica o professor Toshinori Saito. "Ninguém
reclama porque sempre foi assim."
Nas escolas japonesas, também não
existem refeitórios. Os estudantes comem na própria sala de aula e são eles
mesmos que organizam tudo e servem os colegas.
Depois da merenda, é hora de limpar a
escola. Os alunos são divididos em grupos, e cada um é responsável por lavar o
que foi usado na refeição e pela limpeza da sala de aula, dos corredores, das
escadas e dos banheiros num sistema de rodízio coordenado pelos professores.
"Também ajudei a cuidar da escola,
assim como meus pais e avós, e nos sentimos felizes ao receber a tarefa, porque
estamos ganhando uma responsabilidade", diz Saito. (Portal Ig)

Nenhum comentário:
Postar um comentário